Moradores do Assentamento Avaré, região situada na divisa dos municípios de Santa Rita e Ribas do Rio Pardo, mantêm nesse instante dois caminhões da Enersul retidos no local. Os assentados protestam contra a falta de instalação de rede elétrica nas moradias, 419 ao total.

Os motoristas foram retirados dos veículos, e levados à um alojamento; as chaves e os veículos estão nas mãos dos assentados.

Raquel dos Santos, presidente da Associação Agrícola da Central Única dos Trabalhadores, que representa os assentados, alega que por diversas vezes já tentaram negociar com a empresa de energia elétrica, porém, apesar de diversas promessas, a maioria dos lotes ainda está sem o serviço.

“Nós avisamos várias vezes a Enersul, e assim não dá mais, não pode colocar energia em poucos lotes, tem que ser em todos, por isso o protesto de agora”, afirmou Raquel.

Ela ainda garante que os motoristas não sofreram qualquer tipo de agressão ou ofensa. Os assentados aguardam a chegada de representantes da Enersul, e afirmam que não vão liberar os veículos enquanto não forem ouvidos.