Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez, demonstraram otimismo para a reunião desta terça-feira (10) em que tentarão restabelecer as relações bilaterais diplomáticas e comerciais, pondo fim a uma prolongada disputa por questões de segurança. Segundo os jornais locais, os dois presidentes já estão reunidos na cidade de Santa Marta.

Tensões entre os vizinhos andinos aumentaram há mais de um ano, com Chávez impondo o que a Colômbia diz ser um embargo comercial. Mas as negociações desta terça-feira na cidade podem encerrar o impasse.

No centro da disputa estão as alegações colombianas de que Chávez abriga guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em seu território, além das reclamações da Venezuela sobre o acordo militar da Colômbia permitindo o acesso de tropas norte-americanas a suas bases militares.

Essas questões e as diferenças ideológicas poderiam ser difíceis de serem resolvidas no curto prazo, mas ambos os líderes terão benefícios com uma decisão de retomar o comércio bilateral de US$ 7 bilhões por ano, pois buscam um estímulo para a recuperação econômica.