André assina convênio para construção do Memorial de Inocência em Paranaíba

O governador André Puccinelli assina hoje (16) o convênio para o início da construção do Memorial de Inocência, no município de Paranaíba. A iniciativa conta com a parceria do governo do Estado, por intermédio da Fundação de Cultura, da Prefeitura de Paranaíba e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS). O […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O governador André Puccinelli assina hoje (16) o convênio para o início da construção do Memorial de Inocência, no município de Paranaíba. A iniciativa conta com a parceria do governo do Estado, por intermédio da Fundação de Cultura, da Prefeitura de Paranaíba e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS). O evento será realizado a partir das 10 horas, no auditório da Governadoria.

         A obra tem como objetivo homenagear o escritor Visconde de Taunay (grande divulgador da região do Bolsão), mostrar para a população a história do romance “Inocência” e do município que serviu de cenário para a história publicada em 1872.

          O Memorial será uma réplica do sobrado “Melo Taques”, centro comercial, político, social da então Vila de Santana do Paranaíba, onde Taunay se hospedou em 1867 e se inspirou para produzir a obra literária.  

          O prédio será construído nas proximidades da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Paranaíba. O andar superior do sobrado abrigará o Memorial. No térreo funcionará um centro cultural para os artistas da região.

          Romance

          Inocência é um romance regionalista brasileiro de Alfredo d’Escragnolle Taunay (Visconde de Taunay), dividido em 30 capítulos. Foi publicado em 1872 e retrata costumes, pessoas e ambientes do leste sul-mato-grossense (sertão), notadamente a cidade de Paranaíba e a frente colonizadora dos Garcia Leal.

          4 de julho 2007, durante o aniversário de 150 anos de Paranaíba, o governador André Puccinelli assinou decreto-lei que instituiu “Inocência” o romance símbolo de Mato Grosso do Sul. 

          Nessa época, também foram lançadas a obra do Memorial de Inocência (inauguração da pedra fundamental) e a edição anotada do romance pelo professor Hildebrando Campestrini, presidente do IHGMS.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados