A Alemanha e a Inglaterra estarão frente a frente no domingo, às 11h (Brasília), para disputar uma vaga nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2010, e ambas as equipes tentam ignorar a excitação em torno do confronto, que tem muita história. Os times não se enfrentam em um grande torneio há uma década, mas o técnico da Alemanha, Joachim Loew, diz que sabe exatamente o que encontrará pela frente.

– A Inglaterra é sempre a Inglaterra. É um time com muito espírito de luta e uma experiência incrível. O eixo com John Terry, Frank Lampard, Steven Gerrard e Wayne Rooney tem a maior qualidade que você pode encontrar no futebol europeu – elogia.

Desde a vitória da Inglaterra por 4 a 2, na prorrogação da final da Copa de 1966, a Alemanha se tornou presença frequente nas fases finais em Copas do Mundo, chegando ao último jogo em 1974, 1982, 1986, 1990 e 2002. Os ingleses, por outro lado, tiveram seu melhor momento em 1990, quando chegaram à semifinal – e foram eliminados pelos alemães.

Na Alemanha, a maior preocupação é Schweinsteiger, que sofreu uma lesão na coxa durante a vitória sobre Gana. A responsabilida dele no meio-campo ficou ainda maior com a ausência de Ballack do torneio. Caso Schweinsteiger não tenha condição de jogo, deverá ser substituído por Toni Kroos. O zagueiro Jerome Boateng também deve ficar de fora por conta de lesão, mas o atacante Miroslav Klose volta depois de cumprir suspensão.

A Inglaterra ainda precisa mostrar a que veio na competição, depois de duas apresentações decepcionantes contra EUA (1×1) e Argélia (0x0) e uma vitória pouco convincente sobre a Eslovênia (1×0) . Rooney, que ainda não marcou na Copa, está recuperado de um golpe no tornozelo que o tirou de campo no segundo tempo contra a Eslovênia.

Já a Alemanha estreou com uma goleada animadora sobre a Austrália (4×0) , para depois ser surpreendida pela Sérvia (perdeu por 1 a 0) e garantir a classificação com uma vitória modesta sobre Gana (1×0) .

A possibilidade de disputa de pênalti é uma preocupação especial para o técnico Fábio Capello, da Inglaterra. A Alemanha não desperdiça uma cobrança desde 1982, enquanto os ingleses falham constantamente nesse quesito. Já foram duas derrotas para a própria Alemanha, uma para Argentina e outra para Portugal. Com esse recorde negativo em mente, Capello colocou o time para treinar penalidades.

O vencedor da partida enfrentará Argentina ou México nas quartas-de-final, no dia 3 de julho, às 11h, na Cidade do Cabo.

ALEMANHA x INGLATERRA

Estádio Free State, em Bloemfontein.

Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguay)

ALEMANHA: Neuer; Friedrich, Mertesacker, Badstuber e Lahm; Khedira, Schweinsteiger (Kroos), Özil e Mueller; Podolski e Klose. Técnico: Joachim Loew.

INGLATERRA: James; Johnson, Terry, Carragher e Ashley Cole; Gerrard, Lampard, Barry e Milner; Defoe e Rooney. Técnico: Fábio Capello.