Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), o registro para votar em trânsito nas eleições deste ano, do 1º turno, já foi feito por 1.195 pessoas no Mato Grosso do Sul. E caso haja 2º turno, já são 1.140 eleitores inscritos nesta nova opção de voto.

O TRE-MS não tem expectativa de quantos registros serão realizados até amanhã (15), último prazo para quem deseja votar fora de seu domicílio eleitoral. O tribunal relata 2010 ser a primeira eleição a existir a opção de voto em trânsito, não havendo assim um parâmetro de comparação para precisar uma expectativa de registros.

Para se cadastrar, o eleitor deve procurar qualquer cartório eleitoral do país até este domingo, com título de eleitor e documento de identidade oficial com fotografia. Os cartórios de todo estado estão realizando plantão das 12h às 18h neste sábado e domingo.

Novidade nas eleições deste ano, o voto em trânsito foi aprovado pelo Congresso em 2009. Pela primeira vez, quem estiver fora de seu domicílio eleitoral, mas em uma das capitais do país, poderá votar para presidente da República.