Geral

Museu conta a história da Odontologia em Mato Grosso do Sul

Durante o 3º Congresso Sul-mato-grossense de Odontologia, que começa na próxima quinta-feira e vai até o domingo, será inaugurado o Museu Histórico da ABO/MS, que apresenta ao público diversas curiosidades sobre a história da odontologia em Mato Grosso do Sul. O museu funcionará dentro da sede do Congresso, o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil […]

Arquivo Publicado em 01/01/2000, às 12h00

None

Durante o 3º Congresso Sul-mato-grossense de Odontologia, que começa na próxima quinta-feira e vai até o domingo, será inaugurado o Museu Histórico da ABO/MS, que apresenta ao público diversas curiosidades sobre a história da odontologia em Mato Grosso do Sul.

O museu funcionará dentro da sede do Congresso, o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, e estará aberto à visitação dos participantes do evento. Mas a organização do evento estuda uma forma de abrir o museu à comunidade, que estará integrada ao encontro de dentistas através da Vila da Saúde, com atividades preventivas e de orientação gratuitas à população.

A idéia de organizar um museu surgiu da necessidade de resgatar a história da odontologia e a evolução do trabalho do dentista em Mato Grosso do Sul. No espaço histórico-cultural vão ser reunidos instrumentais, aparelhos e materiais de interesse (a maioria fora de fabricação), obtidos com a colaboração de cirurgiões-dentistas, pioneiros e familiares.

Também foram resgatados documentos de valor histórico que retratam os diversos momentos da odontologia em Campo Grande e no estado. Ao todo, são mais de 100 peças de valor histórico, inclusive algumas peças valiosas, como pinças de ouro.

O trabalho de junção dos materiais e organização envolveu os membros da Comissão de Artes e Cultura do 3º Congresso, que com o Museu concretiza também uma homenagem da ABO/MS a profissionais que fizeram história na odontologia em MS.

Maiores informações sobre o encontro podem ser requeridas diretamente na Secretaria da ABO/MS, através do telefone 383-3842.

Jornal Midiamax