Um grupo de 30 calouros de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está neste momento no Hemonúcleo do Hospital Universitário, para doar sangue aos pacientes. A atividade faz parte da programação da Semana do Calouro, elaborada para recepcionar os alunos que acabam de ingressar na UFMS.

Com isso, a direção da universidade quer estimular o voluntariado e a participação direta dos acadêmicos na solução de problemas sociais, como a falta de sangue em hospitais e a fome da população menos favorecida. Na programação do evento estão previstas também ações como a arrecadação de alimentos e agasalhos para crianças e idosos atendidos por entidades assistenciais da Capital.

Os novos alunos dos cursos de Direito, Educação Física, Psicologia, Música e História, aprovados no Vestibular de Inverno, participam também de palestras e passeios para conhecer o campus e se reunirão. No dia 30 de agosto, acontecerá mais uma Sexta Astral festa que já se tornou tradição na instituição.

A exemplo de anos anteriores, uma Comissão de Ouvidoria Interna foi formada para evitar os trotes violentos. Neste período, a comissão fica em plantão permanente, para receber denúncias de qualquer tipo de constrangimento ou violência contra os novos acadêmicos da UFMS. A comissão é integrada por representantes da universidade, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS, da Procuradoria Geral do Estado e da Polícia Civil.