Pular para o conteúdo
Esportes

Quais os próximos passos para a eleição que definirá o novo presidente da CBF?

Novas eleições devem ser convocados num prazo de 30 dias
Agência Estado -

Tudo mudou rapidamente no comando da Confederação Brasileira de na noite desta quinta-feira. Saiu Ednaldo Rodrigues e assumiu o interventor Fernando Sarney. E a velocidade deve ditar também o ritmo do processo eleitoral que escolherá um novo presidente para a entidade que gere o futebol nacional.

De acordo com o Estatuto da CBF, em caso de afastamento do presidente em vigência, novas eleições devem ser convocados num prazo de 30 dias. Foi por essa razão que o interventor assinou documento ainda na noite de quinta determinando a convocação em caráter de urgência de novas eleições na entidade.

Na prática, Sarney deu início à corrida eleitoral, que também já vem em ritmo acelerado. Ainda na noite de quinta, um grupo de 19 federações estaduais iniciaram a articulação política para a definição de um forte candidato. Eles publicaram um manifesto em favor da estabilidade da entidade, com críticas veladas ao presidente afastado.

É importante lembrar que Ednaldo havia sido eleito em março deste ano, para um novo mandato de quatro anos, com apoio unânime das federações, incluindo, assim, todas as 19 que assinaram o manifesto publicado na quinta. Esse momento das entidades estaduais já contam com um favorito a representá-las: Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense (FRF).

“Informo que já assinei o termo de posse e que a nova eleição para o cargo de presidente da CBF – ‘Quadriênio 2025-2029’ – será convocada o mais rápido possível. As datas, os procedimentos e demais informações do processo eleitoral serão divulgados com a brevidade”, disse Sarney, em comunicado, na noite de quinta.

Quem pode se candidatar

A tendência é que, diante deste prazo curto para a realização do pleito, novo nomes surjam num ritmo quase diário. Um deles é o de Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). Em tese, até mesmo Ednaldo pode se apresentar como candidato novamente. Sarney também poderia tentar estender o cargo provisório para um mandato de quatro anos.

O Estatuto da CBF, cuja versão pública ainda é de 2017, não prevê restrições para candidatos a assumir o cargo mais poderoso do futebol brasileiro. Não há pré-requisitos quanto à experiência em gestão esportiva, formação ou currículo. Na prática, qualquer pessoa pode se candidatar.

As exigências estão relacionadas somente a apoio político. Segundo o parágrafo segundo do artigo 41 do Estatuto, para homologar uma candidatura, o interessado ou a interessada precisa contar com o suporte formal de oito integrantes do colégio eleitoral, sendo que quatro deles são federações estaduais e os outros quatro são de clubes, que podem ser da Série A ou B do .

Data da eleição

Apesar do processo acelerado, não há data estimada para a realização do pleito, apesar do prazo geral de 30 dias. Diante da rápida articulação em vigor, é possível que Sarney já apresente uma data na semana que vem. Até a noite de quinta, ele era reticente quanto a uma data precisa. “Não consigo garantir quando vai ser a eleição”, afirmou.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Motorista de Fusion envolvido em acidente com morte de motociclista em Três Lagoas estava com CNH vencida

MPMS investiga armazenamento irregular de agrotóxicos em propriedade rural de MS

hospital regional

Com câncer raro, mulher espera por oncologista há cinco dias no Hospital Regional

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Jornalista da GloboNews presta homenagens a publicitário campo-grandense

Últimas Notícias

Cotidiano

Na busca por buldogues franceses, tutores oferecem recompensa de R$ 500 em Campo Grande

Animais de estimação desapareceram no dia 16 de julho, na região da Mata do Jacinto

Esportes

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR

Mundo

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

Até agora, socorristas locais encontram 34 corpos e socorreram 11 pessoas com vida

Esportes

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Galo precisava de combinação de resultados para seguir na competição