Pular para o conteúdo
Esportes

Quais os próximos passos para a eleição que definirá o novo presidente da CBF?

Novas eleições devem ser convocados num prazo de 30 dias
Agência Estado -

Tudo mudou rapidamente no comando da Confederação Brasileira de na noite desta quinta-feira. Saiu Ednaldo Rodrigues e assumiu o interventor Fernando Sarney. E a velocidade deve ditar também o ritmo do processo eleitoral que escolherá um novo presidente para a entidade que gere o futebol nacional.

De acordo com o Estatuto da CBF, em caso de afastamento do presidente em vigência, novas eleições devem ser convocados num prazo de 30 dias. Foi por essa razão que o interventor assinou documento ainda na noite de quinta determinando a convocação em caráter de urgência de novas eleições na entidade.

Na prática, Sarney deu início à corrida eleitoral, que também já vem em ritmo acelerado. Ainda na noite de quinta, um grupo de 19 federações estaduais iniciaram a articulação política para a definição de um forte candidato. Eles publicaram um manifesto em favor da estabilidade da entidade, com críticas veladas ao presidente afastado.

É importante lembrar que Ednaldo havia sido eleito em março deste ano, para um novo mandato de quatro anos, com apoio unânime das federações, incluindo, assim, todas as 19 que assinaram o manifesto publicado na quinta. Esse momento das entidades estaduais já contam com um favorito a representá-las: Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense (FRF).

“Informo que já assinei o termo de posse e que a nova eleição para o cargo de presidente da CBF – ‘Quadriênio 2025-2029’ – será convocada o mais rápido possível. As datas, os procedimentos e demais informações do processo eleitoral serão divulgados com a brevidade”, disse Sarney, em comunicado, na noite de quinta.

Quem pode se candidatar

A tendência é que, diante deste prazo curto para a realização do pleito, novo nomes surjam num ritmo quase diário. Um deles é o de Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). Em tese, até mesmo Ednaldo pode se apresentar como candidato novamente. Sarney também poderia tentar estender o cargo provisório para um mandato de quatro anos.

O Estatuto da CBF, cuja versão pública ainda é de 2017, não prevê restrições para candidatos a assumir o cargo mais poderoso do futebol brasileiro. Não há pré-requisitos quanto à experiência em gestão esportiva, formação ou currículo. Na prática, qualquer pessoa pode se candidatar.

As exigências estão relacionadas somente a apoio político. Segundo o parágrafo segundo do artigo 41 do Estatuto, para homologar uma candidatura, o interessado ou a interessada precisa contar com o suporte formal de oito integrantes do colégio eleitoral, sendo que quatro deles são federações estaduais e os outros quatro são de clubes, que podem ser da Série A ou B do .

Data da eleição

Apesar do processo acelerado, não há data estimada para a realização do pleito, apesar do prazo geral de 30 dias. Diante da rápida articulação em vigor, é possível que Sarney já apresente uma data na semana que vem. Até a noite de quinta, ele era reticente quanto a uma data precisa. “Não consigo garantir quando vai ser a eleição”, afirmou.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Empresa ligada a Neno desiste e Justiça enterra pedido para anular licitação da loteria de MS

Santa Catarina emite alerta máximo para avicultura após foco de gripe aviária no RS

Após alta hospitalar, idoso é preso por estupro de vulnerável em Campo Grande

Interventor convoca eleição para presidência da CBF para véspera da chegada de Ancelotti

Notícias mais lidas agora

Justiça vai ouvir empresários de tecnologia em ação que pede fim do contrato de R$ 59 milhões do Sigo

Advogado preso em MS liderava grupo que montou esquema de fraudes contra o INSS

onça s: Saul Schramm/Secom

Nem zoológico, nem Bioparque: onça que matou caseiro vai para instituto de São Paulo

Karen Manica aposta na tendência balonê e vira sucesso em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Destino de onça que atacou caseiro divide opiniões após transferência

A equipe do Jornal Midiamax foi até o Centro de Campo Grande ouvir o que a população acha sobre a decisão

Polícia

Idoso morre após ter 50% do corpo queimado em acidente de trabalho no interior de MS

O acidente ocorreu enquanto a vítima trabalhava no dia 23 de abril

Polícia

Família procura por jovem de 22 anos que desapareceu no Ana Maria do Couto

João Pedro foi visto pela última vez no bairro Ana Maria do Couto, na casa onde mora com a mãe

Brasil

Bolsonaro diz que ‘vai morrer na cadeia’ se for condenado por tentativa de golpe

Ex-presidente também alega perseguição do "sistema"