O atleta sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, de 32 anos, foi convocado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) para a disputa do Campeonato Mundial de Atletismo, que será realizado entre os dias 1 e 25 de maio, na cidade de Kobe, no Japão. A seleção brasileira contará neste evento com 50 atletas e 10 atletas-guia.

Yeltsin é um dos principais destaques do paradesporto nacional, tendo conquistado medalhas de ouro nas principais competições, como as Paralimpíadas, Mundiais e Parapan-americanos.

A competição no Japão será realizada no mesmo ano dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 após o Comitê Organizador Local solicitar ao Comitê Paralímpico Internacional o adiamento do Mundial, que seria em 2021, devido à pandemia de coronavírus. 

Além de sua importância como campeonato mundial, as provas na cidade japonesa poderão servir para Yeltsin como preparação para a disputa das Paralimpíadas de Paris, onde almeja repetir suas conquistas.

“Quando penso nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, paro, reflito e falo comigo mesmo: ‘O que vai ser do Yeltsin?’ E respondo que posso prometer três medalhas em Paris. Porque as duas medalhas de Tóquio não foram suficientes. No Japão, eu corri a maratona, mas senti um pouquinho [uma lesão] e acabei parando. Agora, na França, meu objetivo é trazer três medalhas, sendo que duas precisam ser de ouro”, afirmou o atleta em entrevista à CPB.

Sobre sua preparação, ele destaca o aumento no ritmo de treinamentos. “Já estou trabalhando muito, trabalhando forte. Estou conseguindo me estruturar de uma maneira bacana, junto com a minha equipe, então dá para tentar superar minhas próprias marcas”, disse.

Brasil em Mundiais e Paralimpíadas

Ao todo, o Brasil já conquistou 262 medalhas na história dos Mundiais de atletismo. Foram 88 ouros, 78 pratas e 96 bronzes.

No Mundial de Paris 2023, quando o Brasil teve seu melhor desempenho na história em Mundiais. Foram 47 medalhas no total, sendo 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes.

Depois do Mundial, a seleção brasileira segue para a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, que acontecem de 28 de agosto a 8 de setembro.

O atletismo é também a modalidade mais vitoriosa do país na história dos Jogos Paralímpicos. Ao longo de todas as participações brasileiras, obteve a maior quantidade de medalhas para o país, com 170 pódios no total, sendo 48 ouros, 70 pratas e 52 bronzes.