Primeira SAF de Mato Grosso do Sul, FC Pantanal anuncia novas cores do time

Time se torna um tricolor com o preto, branco e verde, com predominância deste último, em alusão ao bioma pantaneiro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Novidade foi anunciada nas redes sociais do clube (Foto: Reprodução)

O Futebol Clube Pantanal, primeira Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do estado de Mato Grosso do Sul, divulgou no último domingo (29) as novas cores que representarão a equipe a partir de 2025: preto, branco e verde. Antes conhecida como Associação Atlética Portuguesa, a equipe ostentava as tradicionais cores verde e vermelha, alinhando-se a outras “Portuguesas” do país, como as de São Paulo e Rio de Janeiro.

“Apresentamos a vocês as cores do Pantanal SAF. Antes o coração que batia rubro-verde, agora pulsa em verde, preto e branco. Assim como no bioma Pantanal, o verde será predominante e abundante em nossos uniformes, redes sociais e em todo material do clube”, declarou o clube em suas redes sociais.

A estreia oficial da nova identidade será no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de 2025. A primeira partida está marcada para o dia 19 de janeiro, em Campo Grande, contra o DAC (Dourados Atlético Clube). A rodada de abertura ainda conta com os confrontos entre Aquidauanense x Ivinhema, Operário x Águia Negra, Naviraiense x Corumbaense e Costa Rica x Coxim.

De Portuguesa a FC Pantanal

A transformação da Associação Atlética Portuguesa em Futebol Clube Pantanal SAF foi oficializada em 11 de novembro, consolidando o clube como a primeira SAF do futebol sul-mato-grossense.

Em coletiva, o presidente Gilmar Ribeiro, conhecido como Mazinho, destacou os planos para reerguer o clube com base em um modelo de governança mais sustentável e eficiente.

“Planejamento, processo e investimento são os pilares para reestruturar o futebol. Este é o caminho que estamos trilhando. O Pantanal não começou hoje; começou em 2023, quando vimos que há potencial, mas que o progresso exige trabalho e desenvolvimento”, afirmou Mazinho.

Com a SAF, o clube busca recursos privados, já que não pode contar com verba pública. Entre os projetos apresentados estão ações sociais e educacionais voltadas às categorias de base, além de polos no interior do estado.

O objetivo a longo prazo é alcançar relevância no cenário nacional, como enfatizou o técnico e gestor Glauber Caldas, responsável por levar a equipe às semifinais do Campeonato Estadual Série A de 2024.

A criação das SAFs foi viabilizada pela Lei nº 14.193, sancionada em 2019, que incentiva clubes a migrarem de associações civis sem fins lucrativos para o modelo empresarial.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados