A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sorteou os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil nesta terça-feira (30). Operário e representam Mato Grosso do Sul na competição nacional.

O atual campeão estadual, , enfrenta o América de Natal (RN), dentro da chave 14 do Grupo 28. Já o Galo caiu no grupo 19, da chave 10, e vai enfrentar o Operário Paranaense. Os times se enfrentaram na Copa do Brasil no ano passado, com o time sul-mato-grossense levando a melhor por 1 a 0.

O formato dos duelos será em jogo único, com o mandante sendo o time com posição inferior no Ranking Nacional de Clubes. Vitórias simples garantem o time na próxima fase da competição e o time visitante tem a vantagem do empate.

Se vencer no Laertão, o CREC vai recebe o vencedor do confronto entre São Luiz-RS e Ituano-SP. Já o Operário, se passar para a próxima fase, visita o vitorioso entre Villa Nova-MG ou aparecidense-GO. A Diretoria de Competições da CBF divulgará posteriormente a tabela detalhada com as datas oficiais das partidas.

Para o presidente do Operário, Cel. Nelson Antonio, jogar no Jacques do Luz é uma vantagem para o Galo. “Os jogadores de fora tem uma qualidade diferenciada e estão acostumados com um outro padrão de campo. Mas é uma vantagem jogar nas Moreninhas contra um time mais qualificado. Então a gente vai jogar lá e tentar buscar a vitória”, diz ao Jornal Midiamax.

copa do brasil
Presidente do Operário, Cel. Nelson Antonio (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

A partir da terceira Fase, os confrontos terão jogos de ida e volta e haverá a entrada de 12 equipes, classificadas de acordo com o Regulamento Específico da Competição: Fluminense, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo, Red Bull Bragantino, Ceará, , Vitória, Athletico, além do São Paulo, atual campeão da Copa Betano do Brasil.

Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Flamengo, Botafogo e Red Bull Bragantino conquistaram a vaga pela participação na Libertadores de 2024. O Ceará está na Copa do Brasil graças ao título da Copa do Nordeste, mesmos casos do Goiás e a Copa Verde e o Vitória com o Série B. Já o Athletico se garantiu pela colocação no Brasileirão Série A 2023.