É comemorado nesta sexta-feira (7) o Dia Mundial da Corrida. Apesar de ser o esporte mais democrático para quem deseja fazer um exercício físico, não basta só calçar o tênis; é necessário preparo do iniciante ao experiente para reduzir o risco de lesões.

O médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho e medicina do exercício e esporte, Rodrigo Miziara, explica que há uma lista de benefícios na prática de corridas, por exemplo:

  • Melhora do condicionamento físico
  • Melhor controle da pressão arterial e diabetes
  • Fortalecimento muscular
  • Melhora da qualidade do sono
  • Melhora da densidade óssea
  • Emagrecimento
  • Combate à depressão

É só colocar o tênis?

Não! Todos deveriam passar por uma consulta médica especializada para fazer principalmente avaliação cardiológica e musculoesquelética e, com isso, iniciar um programa de treinos supervisionado para seu objetivo.

“Há casos em que a corrida não é recomendada, como a obesidade ou sarcopenia devido aos riscos de sobrecarga mecânica sobre as articulações e casos de problemas cardíacos, tais como algumas arritmias”, diz Miziara.

O profissional reforça que há uma precaução para o público mais vulnerável, por exemplo, para crianças ou idosos. Nesses grupos de pacientes é necessária uma avaliação pré-atividade física para minimizar os riscos de lesões, de quedas ou de desidratação.

Assessoria de corrida vira tendência

As extensas ruas do Parque dos Poderes viram pistas de corredores e ciclistas aos domingos. Em alguns trechos, as assessorias de corrida tornam-se tendências para os corredores que querem mais habilidade e treinamento profissional.

Formado em educação física, Agnaldo Moura de Menezes Junior treina corredores para diversos objetivos, desde o melhor condicionamento para o cotidiano até atletas que desejam participar de maratonas. Em média, o valor de investimento na assessoria é de R$ 200 por mês.

“O treinador de corrida tem um papel de suma importância no acompanhamento do aluno para que ele possa desenvolver a sua melhor versão na corrida de rua. Assim, evitando algumas intercorrências no caminho, por exemplo, lesões que podem ocorrer na sua jornada de treinamento. Um corredor que tem o acompanhamento ou assessoramento de um treinador tem grandes chances de alcançar seus objetivos com menores riscos de lesões”.

Para ele, o papel do treinador é supervisionar todas as variáveis de treinamento, sempre respeitando a individualidade biológica do aluno e orientar da melhor forma para que ele chegue ao seu objetivo, seja na primeira corrida de cinco quilômetros ou até mesmo em maratonas.

Faça exames

Contudo, para uma pessoa que nunca correu e está querendo dar seus primeiros passos na corrida de rua, fazer exames de rotina antes de começar a prática esportiva é essencial. Somente após o “ok” com o check-up médico, é iniciado o trabalho de introdução da corrida.

“Para introduzir a corrida de rua para aquela pessoa, começamos com o método ‘caminha e corre’, que caracteriza a pessoa correr por um período e caminhar outro. A evolução desse método permite à pessoa diminuir cada vez mais o tempo caminhando até conseguir correr sem caminhar. Ao contratar uma assessoria, o corredor terá grandes benefícios, sendo um deles parar de correr sem uma orientação adequada e sim começar a treinar corrida, com um suporte adequado e orientações que farão diferença nos seus treinamentos e também para alcançar seus objetivos”.

Agnaldo diz que as orientações vão muito além da planilha de treino, pois o atleta começará a entender a motivação do treinamento e como aquele auxiliará em a alcançar o objetivo.

Dessa forma, ele garante que outra vantagem é a socialização da assessoria de grupo de corrida. “Muitas trocas de ideias e também novas amizades nesse mundo maravilhoso que é a corrida de rua”.

agnaldo
Agnaldo também é corredor (Arquivo pessoal)

‘Comecei a correr com consistência’

Giovanni Araujo Mascarenhas treina há um ano. Pode parecer pouco, mas ele garante que a corrida mudou todos os pilares de bem-estar da sua vida. Atualmente, ele corre de três a quatro vezes por semana.

“Comecei a correr com consistência. Eu nunca tive muita afinidade com corrida por falta de metodologia de treinamento, até que o Agnaldo me incentivou a me mostrar o lado da corrida que eu nunca havia conhecido através de uma metodologia que permite ver a beleza desse esporte. Acabei me apaixonando pelo esporte. Depois que comecei a treinar certo, minha evolução foi impressionante. Além disso, notei que meu trabalho rendeu mais, minha disposição, relacionamentos… Todas as áreas da minha vida foram impactadas positivamente através do treinamento com a assessoria, as quais eu não tinha com tanta evidência quando eu tentava treinar por conta própria”.