O próximo sábado (16) será de muito esporte e atividade física para 136 paratletas de Mato Grosso do Sul que participam do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, em Campo Grande.

Serão três modalidades disputadas na edição da Capital. Competem na natação 30 atletas nas piscinas da Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura) e 13 no tiro esportivo, no Círculo Militar. Além disso, a modalidade com maior número de inscritos é a de atletismo, com 93 competidores.

As provas são tanto de alto rendimento quando para as Seletivas das Paralimpíadas Escolas e Paralimpíadas Militares. O Meeting Paralímpico é organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e acontece todos os anos na Capital.

A temporada do evento em 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). A ação já passou, também, por Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR) e Cuiabá (MT).

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela DEAR (Diretoria de Esportes de Alto Rendimento) do CPB os Meetings tem novidades.

O evento também recebe etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo:

  • Paralimpíadas Escolares
  • Paralimpíadas Universitárias
  • Paralimpíadas Militares
  • Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento).

Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

O Meeting Paralímpico tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite.