Sob muita chuva, o bateu o Santo André, por 3 a 1, neste sábado, no Morumbis, em partida da primeira rodada do Campeonato Paulista. O jogo marcou a estreia do técnico Thiago Carpini, de 39 anos, que levou o Água Santa ao vice-campeonato estadual no ano passado, e foi o escolhido da diretoria tricolor para substituir Dorival Júnior, que assumiu o comando da seleção brasileira. Os gols da vitória são-paulina foram marcados por Lucas, Luciano e Diego Costa. Cléo Silva marcou para os .

Na próxima rodada, o São Paulo vai visitar o Mirassol na terça-feira, às 19h30. Já o Santo André receberá o Novorizontino, na quinta, às 21h. O tricolor paulista está no Grupo C, com Botafogo, Novorizontino e São Bernardo. Já a equipe do ABC está na mesma chave de Santos, Ituano e Portuguesa. Nesta fase, os times enfrentam os adversários dos demais grupos em turno único. Os dois melhores de cada avançam às quartas de final.

O São Paulo iniciou a jornada no Paulistão com algumas modificações em relação ao time que encerrou 2023, especialmente na defesa. Sem Rafinha e Arboleda, que ainda aprimoram a parte física, além de Lucas Beraldo e Caio Paulista, que saíram para o Saint-Germain e Palmeiras, respectivamente, Thiago Carpini escalou Igor Vinicius, Alan Franco, Diego Costa e Wellington, jogadores que tiveram poucos minutos na temporada passada. O treinador também não pôde contar com James Rodríguez e Michel Araújo, que não estão 100% fisicamente, e Rodrigo Nestor, lesionado.

A partida começou a todo vapor. Logo no primeiro ataque do São Paulo, Lucas Moura foi derrubado na grande área depois de fazer boa jogada individual. Ele foi para a bola e cobrou no canto direito do goleiro para fazer 1 a 0, aos sete minutos. A chuva continuou castigando o gramado do Morumbis e a bola ganhou velocidade. Aos 22, Cléo Silva escorou cruzamento rápido para deixar tudo igual, de cabeça.

Naturalmente, o time tricolor sentiu a falta do ritmo de jogo – mas não Lucas Moura. O camisa 7 desfilou em campo no primeiro tempo e foi o principal responsável pela criação de oportunidade dos donos da casa. Aos 38, o craque são-paulino saiu costurando pela defesa adversária e deu bom passe para Luciano encher o pé e estufar a rede, colocando o São Paulo novamente à frente do placar. No lance seguinte, aos 41, Lucas descolou escanteio e, após a cobrança, Diego Costa subiu mais alto que a zaga do Santo André para fazer o terceiro.

Depois de um primeiro tempo frenético, a etapa final careceu de emoção. O técnico Fernando Marchiori promoveu mudanças no intervalo e tentou deixar o time do ABC mais ofensivo. Os visitantes tentaram fazer uma pressão no início do segundo tempo, mas foi perdendo força e o São Paulo retomou a posse de bola com larga vantagem. O tricolor paulista começou a administrar a partida.

Além da vitória, os mais de 45 mil torcedores que compareceram ao Morumbi foram agraciados com as estreias de Erick, Ferreirinha e, a mais esperada, Luiz Gustavo. Com passagens pelo Bayern de Munique e seleção brasileira, o experiente volante de 36 anos estava sem clube desde que deixou o Al-Nassr e é a principal contratação do São Paulo na janela de transferências. O trio manteve a marcha lenta do São Paulo e tiveram atuação discreta.

Quem também saiu do banco foi o argentino Giuliano Galoppo, artilheiro da equipe são-paulina no Estadual de 2023 e que perdeu o restante da última temporada por causa de grave lesão no joelho esquerdo.