Emocionado, atleta que passou 15 anos sem correr vence Corrida do Facho

Mesmo o frio de 7°C na manhã desta segunda-feira (26) não desanimou os atletas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Aos 48 anos e após 15 sem correr, Celso Arantes, professor da ADAC (Associação Desportiva de Atletas de Cristo), cruzou a linha de chegada da Corrida do Facho, na manhã fria desta segunda-feira (26). Junto de sua equipe, venceu a maratona que comemora o aniversário de Campo Grande.

A equipe é formada por 10 atletas, sendo que cada um corre 1,2 mil metros. Para ele, a corrida teve uma emoção a mais, por estar muito tempo sem correr após ser diagnosticado com uma doença. Essa foi a primeira prova do atleta após a lesão.

“Eu tive uma lesão na cervical, e eu fiquei 15 anos parado. Há seis meses, o médico liberou para eu correr. Desde então, estou trotando meia hora, 40 minutos, e já voltei a correr. Esses dias fiz 12 km, e hoje, minha primeira prova, depois desse problema”, disse.

Mesmo o frio de 7°C na manhã desta segunda-feira (26), não desanimou os atletas. “A corrida do facho, ela marca muito a história de Campo Grande e do estado, porque é o aniversário da cidade e é um evento que abre o desfile. É um evento assim, muito esperado por todos os atletas. Então ela é uma prova diferente”, disse Celso Arantes.

Equipes comemoram chegada

No feminino, Ana Cristina, 24, foi a atleta vencedora da equipe ADAC. Diferente da competição masculina, as mulheres formam equipes de cinco pessoas e correm 1 mil metros.

“É muito bom, porque a gente vem trabalhando pra isso. Os treinamentos, não são de agora, a gente vem desde o ano passado, quando ficamos em segundo no feminino e dessa vez graças a Deus ficamos em primeiro lugar”, conta Ana.

Corrida do Facho

A Corrida do Facho – a mais antiga do Estado, que marca todos os anos as comemorações pelo aniversário da Capital. A largada e chegada será na Rua 13 de Maio, esquina com a Avenida Afonso Pena, onde também acontecerá a entrega de bastões. A prova antecede o tradicional desfile cívico de 26 de agosto, que acontece no mesmo local, a partir das 8 horas.

O controle do percurso da prova será feito por árbitros da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul e fiscais de pista. A prova tem participação de 10 equipes femininas e 11 masculinas, representadas por entidades militares e civis, convidadas pela organização do evento.

A prova para corredores do sexo masculino compreende 10 voltas, onde cada atleta por equipe percorrerá a distância aproximada de mil metros, perfazendo um total aproximado de 10 mil metros. Já na prova para competidoras do sexo feminino compreenderá 5 voltas, onde cada atleta por equipe percorrerá a distância de mil metros, perfazendo um total de 5 mil metros.

Participarão do evento entidades militares e civis convidadas pela organização. Está prevista a participação de 12 equipes masculinas e femininas. A largada da prova feminina será às 6 horas, enquanto a largada da prova masculina acontecerá às 7 horas.

Conteúdos relacionados