A Polícia Federal do Brasil atua pela primeira vez na história na segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em território internacional. A convite da França, 20 policiais federais vão a Paris prevenir e reprimir o terrorismo.

A PF é parte integrante do grupo internacional de segurança, composto por 1,7 mil policiais de 44 países, destinado a prestar suporte aos Jogos. Desses policiais, 14 participam diretamente das atividades de segurança da delegação olímpica brasileira.

Os agentes atuam em três frentes principais: segurança pública, cooperação internacional e atividades de inteligência. As Olimpíadas acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto e as Paralimpíadas do dia 28 de agosto à 8 de setembro de 2024.

A PF também contará com dois policiais atuando no COB (Comitê Olímpico do Brasil), oferecendo suporte em questões de segurança dos competidores.

Outros dois policiais vão atuar no CCI (Centro de Cooperação Internacional), como parte de uma rede de oficiais de ligação estrangeiros e franceses, na prevenção ao terrorismo e a movimentos radicais.

A Polícia Federal na França é responsável pela coordenação e pelo apoio aos policiais que estão em missão durante os jogos, assegurando que todas as operações de segurança sejam executadas corretamente.

Atletas de MS nas Olimpíadas

Mato Grosso do Sul terá apenas um representante nas Olimpíadas: Rafael Silva, o ‘Baby’, que já tem duas medalhas olímpicas de bronze (2012 e 2016).

Já nas Paralimpíadas a equipe de MS cresce na delegação brasileira. Até o momento são oito paratletas confirmados. No último dia 11, cinco atletas chamados pela CPB. No atletismo, convocados foram Gabriela Mendonça Ferreira, Paulo Henrique Andrade dos Reis, Edelson de Avila Almeida e Yeltsin Francisco Ortega Jacques. Já no judô, a escolhida foi Erika Cheres Zoaga e mais recentemente Kelly Kethyllin Victório.

Anteriormente, a CPB convocou a campo-grandense Debora Raiza Ribeiro Benevides e o eldoradense Fernando Rufino de Paulo, de 39 anos, confirmados na seleção brasileira de canoagem.

Treinadora campo-grandense convocada

O CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) convocou a professora de judô Anne Talitha Almeida Ferreira Silva para ser auxiliar-técnica da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Faixa preta de judô e profissional de educação física, ela trabalha desde 2006 treinando paratletas na modalidade. Ter alcançado uma olimpíada, para ela, é a realização de um sonho.