Pular para o conteúdo
Esportes

Técnico de MS é reconhecido pelo Comitê Brasileiro pelos trabalhos no Paradesporto

O treinador atende em Dourados e região, atuando principalmente em comunidades indígenas
Fábio Oruê -
técnico
Rafael com o atleta David (Foto: Divulgação)

O profissional de , Rafael Alves da Silva Alencar, foi um dos homenageados, na quinta-feira (9), na 11ª edição do Prêmio Paralímpicos, em (SP), do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro)

Desde 2011, a solenidade condecora atletas paralímpicos que se destacaram em competições nacionais e internacionais, além de técnicos inspiradores do paradesporto no país.

O sul-mato-grossense de 31 anos recebeu o Prêmio Braskem, como “personalidade que se destacou por comportamento exemplar e inspirador no Movimento Paralímpico, sendo referência em ações que motivaram a transformação positiva, dentro e fora das competições”.

Rafael Alencar é técnico de paratletismo e trabalha na formação esportiva de crianças e adolescentes em e região, atendendo principalmente em comunidades indígenas.

“Gratidão é a palavra que resume esse prêmio. É a prova de que meu trabalho feito em prol do paralímpico é significativo”, destaca.

“É uma motivação a mais para continuar trabalhando com amor. Esporte paralímpico é isso, é amor ao próximo. Tenho a certeza que os atletas nos veem de uma forma diferente, como parte da família, e por isso temos que dar o nosso melhor sempre”, complementa.

Trabalho nas comunidades indígenas

O professor de Educação Física integra o Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), desenvolvido pela (Fundação de Desporto e Lazer) junto à SED (Secretaria de Estado de Educação). O programa oferece treinamento esportivo no contraturno das aulas da Rede Estadual de Ensino.

Em Dourados, Rafael ensina crianças e adolescentes com deficiência visual, intelectual e física. Um dos participantes é David Morales, de 15 anos, que nasceu e vive na Aldeia Bororó. O jovem indígena conheceu o paratletismo em 2020, durante uma visita do técnico à comunidade em busca de novos integrantes para o treinamento.

“A maioria dos atletas não têm condições de comparecer aos treinamentos na cidade. Então, gente tem ido até as comunidades, levando os materiais de treinamento e adaptando o trabalho à realidade deles”, relata Rafael, que acompanha David duas vezes por semana, dependendo da rotina do jovem.

O atleta da classe T38 (para pessoas com paralisia cerebral) participou da primeira competição nacional em 2021, as Paralimpíadas Escolares, em São Paulo (SP), conquistando três medalhas de bronze, nos 75 e 250 metros livres, e no salto em distância.

“Para ele e sua família, tudo isso é uma novidade. Os pais ficaram muito felizes com a possibilidade do filho competir no alto rendimento em outra cidade. Há pouco tempo, eles não imaginavam que isso era possível”, enfatiza o técnico, em entrevista ao Comitê Paralímpico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘O Agente Secreto’ ganha melhor direção e melhor ator no Festival de Cannes

Operário perde de 3 a 1 para o Cascavel fora de casa e estaciona na penúltima posição na Série D

Mutirão do Imposto de Renda

Na reta final, cresce procura por ajuda para declarar o Imposto de Renda em Campo Grande

Homem baleado

VÍDEO: Homem é baleado no rosto em frente a conveniência no Bairro Centro Oeste

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Autismo faz esquerda e direita sentar na ‘mesma mesa’ para diálogo livre de oposição

Últimas Notícias

Polícia

Policial militar aposentado e seu filho são executados no bairro Moreninhas

Vítimas foram alvejadas por disparos de arma de fogo e ambas vieram a óbito no local. Suspeitos estariam em uma Honda Biz branca

Polícia

Funcionária de doceria denuncia patroa por assédio moral e colegas por ofensas

Doceria bastante conhecida está localizada no Centro de Campo Grande

Cotidiano

Margot bate no peito para criticar projeto que quer ‘limpar as ruas’ da Capital

“Para todos eles, eles são perfeitos e nós imperfeitos. Nós somos sujos”, afirmou a ex-empresária, hoje moradora de rua

Esportes

Hugo Calderano avança à final inédita do Brasil no Mundial de Tênis de Mesa

Brasileiro derrotou neste sábado (24) o chinês Liang Jingkun (5º no ranking) por 4 sets a 3 e vai disputar o título às 9h30 (horário de Brasília) de domingo (25)