O Sábado de Aleluia (8 de abril) será de bola rolando no Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol, com a ida das semifinais acontecendo durante a tarde. Os confrontos acontecem em Campo Grande e , inclusive, com transmissão pela TV.

Às 16h, no Jacques da Luz, o Operário terá pela frente o DAC (Dourados Atlético Clube). O confronto terá transmissão ao vivo pela TV Educativa MS. O Galo chegou às semifinais do campeonato depois de virar o placar contra o Novo. Este venceu o jogo de ida em Sidrolândia por 2 a 0, mas acabou goleado por 4 a 1 na volta, em Campo Grande.

O Estadual também garante alguma sobrevida ao Galo até o início da Série D do Campeonato Brasileiro. A estreia na competição será em 6 de maio, contra a Ferroviária de Araraquara (SP) na Fonte Luminosa, pelo Grupo 7 do certame.

O Operário é o único time do Estado na competição, devido à posição da (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) no ranking da CBF. A entidade é a antepenúltima colocada, à frente apenas das federações rondoniense e amapaense, tendo direito a apenas uma vaga na Série D. O Galo se despediu da Copa Verde ainda na rodada inicial e da Copa do Brasil na segunda fase.

Já o DAC vem de boa campanha no Campeonato Estadual. Depois de terminar a primeira fase na liderança do Grupo B, com 19 pontos, despachou o nas quartas de final. Obteve vitória na casa do Jaú, por 2 a 0, e uma estrondosa goleada por 6 a 0 no Douradão.

Ivinhema testa a sorte no campeonato contra o Costa Rica

No outro confronto da rodada, às 15h, o Ivinhema recebe o no Saraivão. O Azulão do Vale teve uma jornada inusitada até aqui, depois de brigar no TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) pela vaga na Primeira Divisão.

A Série B de 2022 havia classificado Operário de e Novo, campeão e vice, para disputar a Primeira Divisão deste ano. Com a desistência do Naviraiense de jogar a Série A, uma nova vaga foi aberta para o terceiro colocado, no caso, o Náutico de Campo Grande. Porém, o time acabou denunciado por escalar irregularmente um jogador punido no Estadual Sub-20, que ainda tinha suspensão a cumprir.

A reclamação do Ivinhema fez o Náutico perder os pontos e, assim, a vaga acabou herdada pelo quarto colocado da Série B. Dessa forma, neste ano, o Azulão do Vale não fez feio: ficou em segundo no Grupo B e, nas quartas, venceu a Serc. Teve derrota de 4 a 2 em Costa Rica e vitória por 3 a 0 em casa, gerando o placar agregado de 5 a 4 em favor do time ivinhemense.

Já o Costa Rica, líder da primeira fase do Estadual, foi surpreendido com derrota por 1 a 0 para o nas quartas, contudo, virou o placar agregado no Laertão com um 2 a 0. A Cobra do Norte, campeã de 2021, vinha embalada até sofrer mudanças na reta final da primeira fase: perdeu o técnico Rogério Henrique para a Patrocinense-MG e agiu rápido, anunciando o ex-atacante Finazzi como treinador.

Além disso, o atacante Cristiano, que terminou a fase classificatória se firmando como maior artilheiro da história do Campeonato Sul-Mato-Grossense, acabou desligado do Costa Rica por problemas disciplinares.

Os jogos de volta das semifinais acontecerão no próximo domingo (16), às 15h.