Palmeiras ultrapassa Botafogo em chances de título do Brasileirão; veja probabilidades

Tropeços do Glorioso permitiram que outros clubes sonhassem com título; no outro extremo da tabela, houve mudanças entre clubes que correm risco de rebaixamento

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Palmeiras bateu o Inter, assumiu a liderança e viu chances de titulo do Brasileirão crescerem (Cesar Greco, Ag. Palmeiras)
Palmeiras está perto do 12º título brasileiro. (Reprodução, Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

Depois de vencer e contar com o deslize do Botafogo, o Palmeiras assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. Nos cálculos de probabilidades de título, o time paulista também está na frente. Isso porque o time de Abel Ferreira tinha 19,8% de chances de ser campeão.

Agora, passada a 34ª rodada, o porcentual cresceu para 44,7%, conforme as contas do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Já o Botafogo vinha com 30%. Porém, após ser ultrapassado na tabela, tem 28,8% de chances agora.

O terceiro colocado é o Grêmio, que perdeu para o Corinthians neste domingo (12). Assim, a derrota diminuiu a esperança e o porcentual do time gaúcho, que tem 6,4% de chances de título. Apesar de estar uma posição abaixo, o Red Bull Bragantino tem mais chances, por ter um jogo a menos. A probabilidade de ser campeão é de 16,1%. Para o Flamengo, as chances são de 3,7%.

Contudo, a classificação vai ficar sem alterações por um bom tempo. Isso porque o campeonato será paralisado por quase 2 semanas, até o dia 25 por causa da Data Fifa. A seleção brasileira fará duas partidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 neste período.

Além de chance de título, UFMG estudou rebaixamento

Bem longe da chance de título, na parte inferior da tabela, a situação mais delicada é a do Coritiba. O time ainda luta para permanecer na Série A, depois de ter vencido o Cruzeiro neste final de semana. As chances, contudo, só diminuíram 0,02 ponto porcentual. O América-MG já foi rebaixado.

Goiás e Cruzeiro, os outros dois clubes da zona da degola, têm 80,9% e 35,6%, respectivamente. O time mineiro ultrapassou o Vasco, que vinha com mais chances de queda, mas diminuiu a probabilidade para 30% com a vitória nesta rodada.

Fora da zona de rebaixamento, o Bahia ainda tem mais chances de Série B que o Cruzeiro: 46,4%. Isso porque o time de Minas Gerais tem jogos a menos. O Santos ainda tem 3,4% de chances de rebaixamento. O Internacional viu o número aumentar para 2,4% neste rodada, enquanto o Corinthians baixou para menos de 1%.

Confira as estatísticas divulgadas pela UFMG:

PROBABILIDADES DE TÍTULO DO BRASILEIRÃO

Palmeiras – 44,7%

Botafogo – 28,8%.

Red Bull Bragantino – 16,1%

Grêmio – 6,4%

Flamengo – 3,7%

Atlético-MG – 0,38%

CHANCES DE VAGA NA LIBERTADORES DE 2024

Palmeiras – 99,99%

Botafogo – 99,94%

Red Bull Bragantino – 99,62%

Grêmio – 99,26%

Flamengo – 97,2%

Atlético-MG – 86,1%

Athletico-PR – 15,5%

Fortaleza – 2%

RISCO DE REBAIXAMENTO NO BRASILEIRÃO

América-MG – 100%

Coritiba – 99,7%

Goiás – 80,9%

Bahia – 46,4%

Cruzeiro – 35,6%

Vasco – 30%

Santos – 3,4%

Inter – 2,4%

Corinthians – 0,79%