Em jogos válidos pela 1ª rodada do Campeonato Estadual 2023, o Novo e o saíram vitoriosos na tarde desta quarta-feira (1º). Comercial caiu para a zona de rebaixamento, enquanto AC se manteve lá.

Em Campo Grande, o Jaú superou o Comercial na casa do rival e fez 1 a 0. Gol de Thales aos 24 minutos do 2º tempo. Com a importante vitória do Coxim, o Comercial entra para a zona de rebaixamento no Grupo A.

Dentro da chave B, o Novo também fez 1 a 0 em cima do Operário de , com ponto marcado por Luan, aos 13' da segunda etapa. Com a primeira vitória na competição, o time campo-grandense se recupera e afunda ainda mais o Operário na lanterna.

Confira a evolução e atual posição dos clubes no Estadual:

Grupo A

Grupo B

Próximas rodadas

No domingo (5), Operário enfrenta o Costa Rica, no Jacques da Luz, e o Coxim recebe a SERC, no Estádio André Borges. Já o Dourados visita o no Saraivão e o Operário de Caarapó recebe o Aquidauanense, no Carecão.

Confira a tabela completa do Estadual:

Grupo A

PtsGPGCSG
Operário FC331+2
Costa Rica320+2
Coxim3101
SERC002-2
Comercial014-3
Pts: Pontos/ GP: Gols marcados/ GC: Gols sofridos/ SG: Saldo de Gols

Grupo B

PtsGPGCSG
Ivinhema330+3
Dourados310+1
Aquidauanese3110
Novo3110
Operário AC004-4
Pts: Pontos/ GP: Gols marcados/ GC: Gols sofridos/ SG: Saldo de Gols

Estadual 2023

Ao todo, participam 10 equipes, divididas em dois grupos na primeira fase. O grupo A tem Costa Rica, Operário de Campo Grande, Comercial, Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (SERC) e Coxim. Já a chave B é composta por Dourados, Aquidauanense, Operário Caarapoense, Novo e Ivinhema.

Na fase classificatória, todos se enfrentam dentro do grupo, em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, depois semifinal e final, com partidas de ida e volta. O sistema “mata-mata” volta ao Estadual após dois anos. O pior time de cada grupo na primeira fase será rebaixado.

O Operário, de Campo Grande, é o atual campeão. Neste ano, o vencedor e o vice-campeão representarão na em 2024.

Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo regulamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).