Em evento no Bioparque Pantanal, a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) lançou o calendário preliminar dos eventos esportivos para 2023, que inclui até competição internacional.

O lançamento aconteceu no encontro, na última sexta-feira (27), para apresentar a nova estrutura organizacional e diretrizes da administração do esporte no novo governo. Em 2023, MS contará com o retorno dos JAMS (Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul) e dos Jogos Indígenas.

Além disso, o Estado vai sediar competições nacionais e internacionais, como a Supercopa de Futsal, Open de Vôlei de Praia, Copa Brasil de Paracanoagem e Brazil Tour 2023 – Circuito de Esporte Off-Road.

Supercopa de Futsal

Maracaju será pela primeira vez a sede da Supercopa de Futsal, que acontece entre os dias 15 e 19 de março, na Arena Adersino Valensoela Gomes. A competição reúne o campeão e vice-campeão da Taça Brasil de Clubes Adulto – Divisão Especial, Copa do Brasil Sicredi e da Copa dos Campeões Regionais, todos os jogos serão transmitidos pela CBFSTV.

eventos esportivos
Supercopa vai acontecer em Maracaju (Foto: Christian Rizzi/Divulgação/CBFS)

Na fase Classificatória as equipes serão divididas em dois grupos: A e B, com até 3 equipes em cada grupo e jogarão entre si dentro nos seus respectivos grupos, no sistema de todos contra todos.

Classificam-se para a Semifinal o primeiro e segundo colocados de cada grupo da anterior. Já a Semifinal e Final serão disputadas em formato eliminatório.

Os clubes classificados para a Supercopa Masculina de Futsal 2023 são:

  • Campeão da Taça Brasil de Clubes – Adulto Masculino – Especial: Joinville
  • Vice-Campeão da Taça Brasil de Clubes – Adulto Masculino – Especial: Magnus Futsal (SP);
  • Campeão da Copa do Brasil – Adulto Masculino: Pato Futsal (PR);
  • Vice-Campeão da Copa do Brasil – Adulto Masculino: Jijoca Futsal (CE);
  • Campeão da Copa Sul de Futsal: Joaçaba Futsal (SC);
  • Vice-Campeão da Copa Nordeste de Futsal: Ceará Sporting Club (CE).

Paracanoagem

Campo Grande vai receber, pelo segundo ano consecutivo, a primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem. O evento, organizado pela CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) junto à federação da modalidade no Estado, será realizado de 16 a 19 de março, no Parque das Nações Indígenas.

A Copa Brasil é uma das etapas do circuito nacional da modalidade, que contempla também um Campeonato Brasileiro e outras etapas da própria Copa. Grandes nomes da modalidade estarão na capital sul-mato-grossense, entre eles os medalhistas paralímpicos Fernando Rufino (Cowboy de Aço), Giovane Vieira (Pantera Negra), Caio Ribeiro e Luís Carlos Cardoso.

paracanoagem
Fernando Rufino, o Cowboy de Aço das águas (Fotos: Divulgação/Arquivo/CBCa)

Segundo a CBCa, a capital sul-mato-grossense mais uma vez foi escolhida pois tem toda infraestrutura de aeroporto, rede hoteleira, restaurantes e transporte, tudo próximo ao local da competição.

Brazil Tour

O Circuito de Esporte Off-Road vai desembarcar em Bonito, neste ano. A etapa inédita vai unir a prática de esportes e beleza da cidade turística mais famosa de Mato Grosso do Sul. As modalidades serão Triathlon, Trail Noturno, Trail Run e Kids e as inscrições já estão abertas.

O local é famoso por suas atividades turísticas, dentre elas: visita a cachoeiras, grutas, rapel, mergulho, e muito mais atividades outdoor. Sem mencionar as águas da região, lagoas cristalinas e os rios são cheios de peixes, das mais diversas variedades.

O evento acontece entre 17 a 19 de Junho e as inscrições podem ser feitas clicando aqui, até 16 de junho. As vagas são limitadas.