Pular para o conteúdo
Esportes

Governo do Rio proíbe 5 organizadas em estádios: ‘Organizações criminosas’

Torcidas organizadas dos 4 grandes clubes do Rio serão barradas nos estádios; autoridades também vão atrás de brigões após confusões e morte no último domingo
Agência Estado -
Compartilhar
Raça Rubro-Negra é uma das torcidas organizadas atingidas por decisão. (Delmiro Junior/Reprodução)
Raça Rubro-Negra é uma das torcidas organizadas atingidas por decisão. (Delmiro Junior/Reprodução)

As semifinais do Campeonato Carioca começam no domingo (12), com Volta Redonda x Fluminense e com o clássico entre Flamengo e Vasco, no Maracanã, na segunda-feira (13). Em reunião para decisão do esquema de segurança com dirigentes, a Polícia Militar, a Fferj (Federação Carioca de Futebol) e o Ministério Público, decidiu-se que não haverá torcida única, mas 5 organizadas dos grandes do Estado não poderão mais frequentar os estádios.

As semifinais do Campeonato Carioca começam no domingo (12), com Volta Redonda x Fluminense e com o clássico entre Flamengo e Vasco, no Maracanã, na segunda-feira (13). Em reunião para decisão do esquema de segurança com dirigentes, a Polícia Militar, a Fferj (Federação Carioca de Futebol) e o Ministério Público, foi decidido que não haverá torcida única, mas 5 organizadas dos grandes do estado estão proibidas de frequentarem os estádios.

Assim, o governador Cláudio Castro revelou que elas estão equiparadas a “organizações criminosas”.

A decisão veio após a briga entre vascaínos e flamenguistas no domingo (5), antes e depois do clássico. Uma pessoa morreu atingida com ou tiro no bairro de São Cristóvão, próximo de São Januário, quando vascaínos se preparavam para ir ao Maracanã. Depois, na saída do estádio houve mais tumulto e 8 pessoas acabaram no hospital.

“A torcida Raça Rubro-Negra, a torcida Jovem do Fla, a Força Jovem do Vasco, a Young do Flu e a Fúria do Botafogo são torcidas organizadas que já estão excluídas e elas têm a proibição agora de frequentar qualquer jogo, é uma decisão judicial”, afirmou Castro.

Membros de torcidas organizadas vão responder por crimes

Além disso, o governador do Rio revelou que os brigões das uniformizadas responderão pelos crimes cometidos.

“Elas tinham sido suspensas e agora por causa de outros atos, todas de alguma forma estão indeterminadamente proibidas de frequentar estádio. Também decidimos a abertura e um enquadramento de todos esses brigões. A partir de agora, estão em um inquérito, enquadrando eles como organização criminosa”.

A reunião definiu também quem serão os árbitros. No domingo, em Volta Redonda x Fluminense, às 17h (de MS), no Raulino de Oliveira, apita Yuri Elino Ferreira da Cruz. Já o clássico de segunda-feira, entre Flamengo x Vasco, no Maracanã, terá Wagner do Nascimento Magalhães como juiz principal. Os jogos de volta acontecerão no outro fim de semana, sem dias definidos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados