O primeiro jogo da final do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol, que acontece neste domingo (23), será transmitido ao vivo pela TV Educativa. A partida entre Operário e acontece a partir das 15h, no Estádio das Moreninhas, no Parque Jacques da Luz, em Campo Grande.

A TVE pode ser vista pelo canal 4.1 da TV Aberta, 515 da Claro TV e 304 da Sky. A transmissão também acontece pelo Portal da Educativa, na internet. 

“Sabemos que normalmente as emissoras transmitem os jogos dos grandes times e os regionais acabam ficando de lado. Nosso intuito é fazer com que todos tenham acesso também ao que está acontecendo em nível regional”, comenta o diretor-presidente da Fertel (Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão), Elias Mendes.

A narração pela TV Educativa fica por conta do jornalista Elson Pinheiro, comentários de e reportagem de Eva Regina e Antônio Bispo. Pela Rádio Educativa, a narração fica por conta do jornalista Gildo Pereira e reportagem de Ricardo Paredes.

Campeonato Estadual

As equipes fazem um duelo especial: são os detentores dos últimos títulos estaduais – CREC em 2021 e Galo em 2022 – e vem protagonizando a competição desde então.

Disputando tanto a ponta da tabela do campeonato, que dessa vez ficou com o , até o protagonismo nas competições nacionais, como o Brasileiro da Série D e a Copa do Brasil, os times criaram uma rivalidade recente no futebol de Mato Grosso do Sul, mobilizando jogadores em campo e, principalmente, as torcidas na arquibancada.

Como tinha a vantagem do empate garantida pelo regulamento na somatória dos dois duelos, o Costa Rica garantiu sua vaga na final e também o direito de decidir em casa. O Operário busca seu 13º título e o Costa Rica o bicampeonato. Ambos já estão classificados à Copa do Brasil 2024, e o campeão ainda disputará a Copa Verde e a Série D do do mesmo ano.

Ao todo participaram 10 equipes do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol 2023, divididas em dois grupos na primeira fase. O Grupo A contou com Costa Rica, Operário, Comercial, Serc (Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão) e Coxim. Já a chave B foi formada por Dourados, Aquidauanense, Operário Atlético, Novo e Ivinhema.

Os quatro melhores disputaram o hexagonal final, com jogos de ida e volta classificatórios, até chegar nesta final.