Pela segunda vez, Corumbá, cidade localizada a 426 quilômetros de Campo Grande, sedia o Festival Paralímpico Loterias Caixa. O palco para o evento, que será realizado neste sábado (23), às 08h, é o ginásio Poliesportivo, na Avenida Porto Carrero, centro da cidade.

O festival é um evento participativo, onde crianças e jovens, com deficiência, poderão vivenciar quatro modalidades paralímpicas, por meio de atividades demonstrativas e lúdicas, são elas: Judô; de Mesa; Bocha Paralímpica e Atletismo.

Para o professor Rafael Arnaldo Junior, coordenador técnico do evento em , ressaltou que na primeira edição a média de participação foi de 90 crianças, agora a expectativa é que se chegue a 175 participantes.

“Estamos trabalhando em parceria para ver se conseguimos manter a meta, desses 175, ou seja, 30% podem ser sem deficiência. O evento se torna importante para quem carrega essa bandeira do paradesporto, trabalha em defesa com direitos de pessoa com deficiência, um evento de grande porte, a nível nacional, onde queremos fomentar a prática dos esportes paralímpicos. Todas as crianças e jovens serão divididos em quatro grupos, vivenciando, conhecendo e se aproximando das modalidades”, frisou Rafael.

Festival Paralímpico Loterias Caixa

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de e, em 2021, o Festival Paralímpico foi retomado, tendo continuidade em 2022 e, agora, em 2023.

O Festival Paralímpico 2023 é uma realização do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) em parceria com a Prefeitura de Corumbá, por meio da Funec (Fundação de Esportes de Corumbá). Conta com patrocínio do e Loterias da Caixa.