Pelo jeito o Operário vai ter mesmo que finalizar sua campanha no Campeonato Brasileiro Série D jogando fora de casa, após ser ‘expulso da própria casa’, no último jogo da competição.

Nota enviada pela Funesp (Fundação Municipal de Esporte) ao Jornal Midiamax explica que as motivações da troca do Brasileirão pela Copa Assomasul, a maior competição do Futebol Amador de MS.

“A Fundação Municipal de Esporte informa que obedeceu aos agendamentos prévios dentro do calendário esportivo da pasta. A Funesp ressalta que na data do dia 19 de maio, recebeu por e-mail o cronograma das partidas que ocorreriam pelo Campeonato Brasileiro Série D, e que no dia 23 de maio encaminhou um oficío ao clube informando que a data de 22 de julho não estaria disponível”, traz o texto.

O último jogo do Galo na Série D seria ‘em casa’, no dia 22 de julho, contra a Ferroviária (SP). Porém, decisão da Funesp (Fundação Municipal de Esporte) autorizou as partidas da Copa Assomasul no mesmo dia e local: o Estádio das Moreninhas.

“Programação respeitada”

A Funesp ainda ressalta que toda a programação é respeitada, de acordo com a agenda solicitada, e que o tempo de resposta, em relação aos dias solicitados para os eventos nas unidades é espaçado, para dar ao solicitante tempo hábil para organização e planejamento. 

A atitude desagradou a diretoria do Operário, que precisou mudar os planos e solicitar o Estádio Sotero Zarate, em Sidrolândia, para jogar sua última partida no Brasileirão contra o Patrocinense. O Galo apenas cumpre tabela na competição já que não tem mais chances de classificação.

Vale ressaltar que, geralmente, os gramados não recebem dois campeonatos distintos num curto período de tempo por conta de questões como recuperação e preparação da grama, limpeza, organização, etc.

Além disso, o Galo está jogando ‘fora de casa’, já que seu estádio é o Morenão, que passa por reformas atualmente e não pode receber jogos. Todo as partidas do Brasileirão em MS aconteceram no Jacques da Luz. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já autorizou a troca.