Ao longo dos anos, o Brasil demonstrou ser uma potência na ginástica artística, destacando-se com inúmeros atletas em competições internacionais. Entre as diversas trajetórias notáveis está a de Jhuan de Oliveira, aluno do Cefat (Centro de Treinamento de ) da Funesp (Fundação Municipal de Esportes), selecionado para representar no de Ginástica em Anápolis, Goiás.

Após meses de dedicação aos treinos, o ginasta de nove anos conseguiu melhores condições para competir em alto nível e garantiu a vaga para representar a Capital na competição. Em 6 de outubro, Jhuan participou de sua primeira competição e foi classificado em primeiro lugar.

O Campeonato Brasileiro será realizado entre os 1º e 5 de novembro. Considerada uma das competições mais importantes para os ginastas brasileiros, o evento reúne os melhores talentos do país.

Apoio financeiro

Para participar da competição, o jovem atleta contou com o apoio financeiro fornecido pela família do ex-atleta João Ribeiro, que faleceu no dia 13 deste mês. Ribeiro se tornou uma verdadeira lenda por suas conquistas e dedicação ao esporte, deixando um legado inspirador no esporte.

Conforme a Funesp, assim como Jhuan, João Ribeiro iniciou sua carreira por meio da ajuda financeira do seu professor de ginástica, que bancou sua primeira viagem de competição. Em memória ao ex-atleta, a família decidiu fazer o mesmo e apoiar financeiramente outros atletas e, dessa vez, Jhuan foi o escolhido.

Para o diretor-presidente da Fundação, Maicon Mommad, o apoio financeiro e de treinamento é fundamental para o atleta se desenvolver.

“Temos um centro de treinamento bem equipado, com professores dedicados, que realizam o sonho de muitas . O projeto vem sempre mostrando resultados eficientes, com a participação de alunos em grandes competições. O apoio da sociedade é importante para que essas crianças possam galgar, acreditar e sonhar na vida profissional de atleta.”

Equipe do Cefat
Equipe do Cefat (Divulgação)

Prêmio João Luiz Ribeiro

Denominado de Prêmio de Patrocínio João Luiz Ribeiro, a iniciativa consiste em uma ajuda de custos a ginastas brasileiros que precisam de apoio financeiro para viajarem em competições.

Vencedor do prêmio, o jovem atleta terá suas despesas de viagem, hotel, refeições e competição totalmente cobertas.

“É muito bom, sinto uma coisa boa. Vou conseguir competir e vou para conquistar uma classificação. No feriado treinei todos os dias, estava treinando seis vezes por semana, agora estou treinando cinco vezes”, disse Jhuan.

Responsável do Centro de Treinamento e treinadora, Elaine Nagano destaca que a conquista de Jhuan é fruto de toda sua dedicação no esporte.

“Ele tem uma dedicação muito grande nos treinos, de tentar desenvolver o melhor que os professores passam. Para ir ao torneio, eles sabem que têm que estar fazendo as séries limpas e quase perfeitas para poder viajar, e, mesmo sabendo que ele não iria viajar, ele veio em todos os treinos no feriado. Ele tem amor e dedicação pela Ginástica muito grande.”

Prêmio João Luiz Ribeiro
Prêmio João Luiz Ribeiro (Divulgação)