A Federação Paulista publicou as tabelas da 1ª fase da Copa 2023, a Copinha, que terá dois representantes de Mato Grosso do Sul. A estreia está prevista para o dia 2 de janeiro, sendo que a fase terá 3 rodadas.

De MS, o Comercial está no Grupo 10 de um total de 32 e estreia contra o Cruzeiro (MG), no dia 2, no Estádio Tenente Carriço, em Penápolis (SP). O jogo terá transmissão pelo TV, às 14h (horário de Mato Grosso do Sul).

Já o União está no Grupo 2 e joga contra o Inter de Minas na rodada inicial, no dia 3. O jogo acontece no Estádio Manoel Francisco Ferreira, em Bálsamo (SP), e terá transmissão no FPF TV, na Eleven Sports, a partir das 16h45 (de MS). A tabela pode ser conferida neste link.

Copinha

A definição dos clubes sul-mato-grossenses no torneio veio após o Campeonato Estadual Sub-20 de 2022 e de uma disputa cuja definição coube à FPF (Federação Paulista de Futebol), organizadora da Copinha. Vice-campeão, o Náutico de acabou fora do torneio por não atender, em julho de 2022, um dos critérios da entidade: ter mais de um ano de registro de clube profissional.

Assim, o Náutico, que liderou a competição até a última rodada, em 26 de junho deste ano, sendo superado pelo , não poderá disputar a Copinha. Consequentemente, a vaga acabou com o terceiro colocado no Estadual Sub-20, o Comercial.

O que esperar da competição?

Apesar da empolgação, o sonho do título promete ser penoso para os clubes do Estado. O União-ABC está no Grupo 2, com sede na cidade paulista de Bálsamo. A chave também conta com Mirassol (SP) e Chapecoense (SC), clubes com investimentos nas categorias de base e que flertam com posições maiores no futebol profissional – o Mirassol é campeão das Séries C deste ano e D de 2021 e a Chape vem oscilando entre as Séries A e B –, e o Inter Minas (MG).

No Grupo 10, que terá jogos em Penápolis, o Comercial tem como maior pedreira o Cruzeiro (MG), cuja SAF (Sociedade Anônima de Futebol) tem o ex-jogador Ronaldo Fenômeno como principal controlador e está embalado pelo retorno à (e com promessas de investimento no futebol de base). Penápolis (SP) e Capivariano (SP) fecham o grupo.