Com Comercial e União-ABC entre gigantes, Copinha é lançada em São Paulo
Colorado e Tricolor da Vila Progresso vão jogar a Copinha de 2023 e já conhecem seus adversários; maior torneio de futebol de base do país começa em 2 de janeiro
Humberto Marques –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O maior torneio de futebol de base do Brasil foi lançado nesta quinta-feira (3), com Comercial e União-ABC entre os 128 clubes, incluindo gigantes do futebol do país e suas promessas. A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023 – a Copinha – começa em 2 de janeiro e termina no dia 25, aniversário da cidade de São Paulo.
A definição dos clubes sul-mato-grossenses no torneio veio após o Campeonato Estadual Sub-20 de 2022 e de uma disputa cuja definição coube à FPF (Federação Paulista de Futebol), organizadora da Copinha. Vice-campeão, o Náutico de Campo Grande acabou fora do torneio por não atender, em julho de 2022, um dos critérios da entidade: ter mais de um ano de registro de clube profissional.
Assim, o Náutico, que liderou a competição até a última rodada, em 26 de junho deste ano, sendo superado pelo União-ABC, não poderá disputar a Copinha. Consequentemente, a vaga acabou com o terceiro colocado no Estadual Sub-20, o Comercial.
Apesar da empolgação, o sonho do título promete se penoso para os clubes do Estado. O União-ABC está no Grupo 2, com sede na cidade paulista de Bálsamo.
A chave também conta com Mirassol (SP) e Chapecoense (SC), clubes com investimentos nas categorias de base e que flertam com posições maiores no futebol profissional –o Mirassol é campeão das Séries C deste ano e D de 2021 e a Chape vem oscilando entre as Séries A e B–, e o Inter Minas (MG).
No Grupo 10, que terá jogos em Penápolis, o Comercial tem como maior pedreira o Cruzeiro (MG), cuja SAF (Sociedade Anônima de Futebol) tem o ex-jogador Ronaldo Fenômeno como principal controlador e está embalado pelo retorno à Série A (e com promessas de investimento no futebol de base). Penápolis (SP) e Capivariano (SP) fecham o grupo.
Copinha foi apresentada no Pacaembu
O Pavilhão Pacaembu, no estádio Paulo Machado de Carvalho, sediou a apresentação da Copinha. A fórmula da 53.ª edição do torneio é a mesma de anos anteriores: os 128 participantes estão divididos em 32 grupos com 4 clubes cada. Assim, os 2 primeiros se classificam para as fases seguintes, disputadas em mata-mata de jogo único até a decisão.
Desta forma, a FPF espera realizar 255 jogos, todos com transmissão ao vivo por meio de streaming.
Chico Pedrotti e Bianca Santos, do Canal Desimpedidos, o ex-meia Ricardinho e o ex-goleiro Fernando Prass, que disputaram a competição por Paraná e Grêmio, respectivamente, na década de 1990, participaram da apresentação da Copinha.
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, fez a abertura do evento destacando o caráter democrático da Copinha. “Mais de 60% dos jogadores convocados pelo Tite na Seleção Brasileira jogaram a Copinha e é isso que sonham os 3.800 jovens que vão entrar em campo durante a competição. E é possível, por que estarão todos em pé de igualdade, mostrando que o Brasil é um só”, disse ele, segundo a assessoria da federação.
Durante a apresentação, Endrick, destaque do Palmeiras, recebeu o troféu Cria da Copinha das mãos de Fernando Prass. O jogador foi decisivo para o Alviverde conquistar neste ano seu primeiro título na competição –marcando 1 dos 4 gols na vitória sobre o Santos.
Notícias mais lidas agora
- Com várias lesões, bebê de 7 meses chega morta a hospital e mãe acaba presa em MS
- Segunda maior cidade produtora de soja de MS estuda decretar situação de emergência devido à estiagem
- Sem ônibus, trabalhadores caminham por 3 horas para chegar em casa de madrugada
- Homem é morto a tiros após discussão com o vizinho em Coxim
Últimas Notícias
Abalada, mãe de Lexa quebra o silêncio sobre quadro da cantora: ‘Delicado’
Mãe de Lexa, Darlin Ferrattry surge abaladíssima e abre o coração a respeito do quadro de saúde da cantora, que está internada
IFMS está com inscrições abertas para especialização presencial em Docência
São 200 vagas para Campo Grande, Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas
Dourados segue com mutirões de limpeza na região central e bairros de Dourados
As equipes atuam com limpeza, roçada e retirada de árvores condenadas
Cristão tenta orar ‘à força’ por passageiro homossexual e situação sai do controle em ônibus de Campo Grande
“Mandou eu fechar os olhos, falou que eu estava com o diabo no corpo e tentou colocar a mão em mim”, diz jovem que acredita ter sido vítima de homofobia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.