Inglaterra chega às oitavas da Copa do Mundo após vitória sobre o País de Gales
Inglaterra enfrenta o Senegal no domingo no mata-mata da Copa do Mundo
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Inglaterra confirmou o favoritismo no Grupo B da Copa do Catar ao superar o País de Gales por 2 a 0, nesta terça-feira (29) no Estádio Ahmad Bin Ali, para chegar às oitavas de final como primeiro colocado da chave.
Inglaterra e País de Gales formam o Reino Unido, junto com a Escócia e a Irlanda do Norte. Os dois países fazem fronteira e são costumeiros adversários no futebol, tendo disputado mais de cem confrontos. Nenhum, no entanto, mais importante do que este.
Num confronto de tanta tradição, Gales entrou em campo dependendo de uma vitória sobre a Inglaterra (e um empate entre Irã e Estados Unidos) para ir mais longe na Copa. Percebeu que era uma missão dificílima, até porque não conseguia nem trocar passes, nem atacar. Logo aos 9 minutos, o inglês Rashford apareceu diante do goleiro Ward, que saiu de carrinho para evitar o gol.
Rompendo com a tradição, a Inglaterra deixou de privilegiar as jogadas de chuveirinho na área, uma irritante e antiga especialidade britânica. O time do técnico Gareth Southgate, embalado pela torcida cantando o hino God Save the King, preferia o jogo rápido próximo à área, diante de uma retranca bem postada.
Aos 37 minutos, numa jogada com dois passes de calcanhar, Phil Foden acabou desperdiçando a conclusão com um chute por sobre a meta de Ward. A Inglaterra tinha o domínio territorial e a posse de bola, mas não fez gols no 1º tempo.
Na etapa final tudo mudou. Aos 4 minutos, Marcus Rashford cobrou uma falta com perfeição, a bola foi no ângulo do goleiro Ward e o que se viu foi um golaço inglês. Aos 5 minutos, a Inglaterra tirou todas as chances do país vizinho, quando Harry Kane cruzou rasteiro na área e Phil Foden completou para as redes. Dois gols em dois minutos foi um golpe muito duro para o País de Gales.
Aos 22 minutos Marcus Rashford foi lançado, dominou a bola, invadiu a área, cortou para o meio e encheu o pé, com a bola passando por baixo das pernas do goleiro Ward. Foi o terceiro da Inglaterra.
Os ingleses ainda desperdiçaram alguns gols, com Jude Bellingham perdendo um chute rasteiro nas mãos do goleiro Ward e Stones batendo inacreditavelmente por cima, dentro da pequena área, aos 45 minutos.
Com a vitória por 3 a 0, a Inglaterra avança em primeiro lugar no Grupo B e enfrenta Senegal no domingo (4), a partir das 15 horas (horário de Mato Grosso do Sul). Já o País de Gales, eliminado sem ter feito uma boa Copa, pode tentar voltar a um Mundial em 2026, quando a Fifa dará 16 vagas diretas para as seleções europeias.
Classificados para o mata-mata
Com a fase de grupos se encaminhando para o final, o mata-mata já começa a se desenhar. Apenas França, Brasil e Portugal garantiram a vaga antecipada para a próxima fase.
Mais cedo, Holanda e Senegal garantiram seus lugares na competição pelo Grupo A, assim como Inglaterra e EUA dentro do Grupo B. Agora, Holanda enfrenta os EUA, no sábado (3), no início do mata-mata, e Senegal pega a Inglaterra, no domingo (4).
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Vai viajar pela BR-163? Confira os trechos interditados nesta sexta-feira
As interdições ocorrem para a realização de obras e serviços de melhoria da pista
Mais de 6 mil cartinhas já foram ‘adotadas’ na Campanha Natal dos Correios em MS
Números deste ano devem superar as expectativas de 2023, quando quase 10 mil ‘padrinhos’ adotaram as cartinhas
Ministério do Desenvolvimento entrega vans para oito municípios de MS; confira quais
Entrega aconteceu na sede da Assomasul com a presença de autoridades estaduais e federais
Pressão para aumentar tarifa estaria por trás de greve dos ônibus, denunciam funcionários
Presidente do Sindicato nega e diz que paralisação é ferramenta para pressionar reajuste salarial
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.