Cinco locais em vão receber as disputas dos Jogos Escolares da de 2022 nas modalidades handebol e voleibol, para estudantes-atletas de 15 a 17 anos. As partidas começam nesta quinta-feira (16), a partir das 8h, e seguem até segunda-feira (20).

O handebol terá, ao todo, 61 partidas, que serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, no e na Uniderp Agrárias.

Com 144 jogos no total, os alunos-atletas do voleibol entram em ação no Cemte (Centro Municipal de Treinamento Esportivo), nas quadras cobertas do Poliesportivo Dom Bosco e no ginásio da Escola Estadual Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias (Prof. Tito).

Jogos Escolares de MS

Fazem parte desta etapa dos Jogos Escolares 837 estudantes-atletas (364 meninas e 473 meninos) de 35 municípios:

Água ClaraBela VistaCoximMaracajuPonta Porã
AmambaiBonitoDeodápolisNaviraíRibas do Rio Pardo
AnastácioCaarapóDois Irmãos do BuritiNioaqueRio Brilhante
AngélicaCampo GrandeDouradosNova Alvorada do SulSidrolândia
Antônio JoãoCassilândiaFátima do SulNova AndradinaSonora
AquidauanaChapadão do SulIvinhemaParanaíbaTrês Lagoas
Aral MoreiraCorumbáJardimParanhosVicentina
Fonte: Fundesporte

Ao todo, mais de mil pessoas estão envolvidas nos Jogos Escolares de MS, somando-se atletas, técnicos, dirigentes, membros da organização, equipe médica, entre outros.

A participação dos municípios será por seleções, ou seja, uma equipe pode ser formada por estudantes-atletas de várias instituições de ensino públicas e/ou privadas. Assim, o formato alinha-se à etapa nacional, os Jogos da Juventude, organizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). Em 2022, o evento terá Aracaju (SE) como cidade-sede, entre 1º e 18 de setembro.

Neste ano, as equipes estão divididas em divisões, tanto no handebol, quanto no voleibol, e buscam classificação à Copa dos Campeões. O torneio à parte reunirá, de 4 a 8 de julho, em Coxim, os melhores municípios de cada modalidade desta primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2022. Apenas o campeão da Copa representará o estado na capital sergipana.

A programação completa dos dois primeiros dias (16 e 17 de junho) pode ser conferida clicando aqui. A cerimônia de abertura dá início aos Jogos nesta quarta-feira (15), às 19 horas, no Poliesportivo Dom Bosco, com a presença de todas as delegações e autoridades.

A solenidade será transmitida ao vivo pela página oficial da Fundesporte no Facebook, neste link. O evento estadual esportivo-escolar é organizado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).