Finalizada a etapa dos esportes individuais, chegou a vez do handebol e voleibol entrarem em ação nos da Juventude de 2022, para estudantes-atletas de 15 a 17 anos. A competição será realizada em , com início nesta quarta-feira (15) e término no dia 20 de junho.

No total, farão parte desta etapa 837 estudantes-atletas (364 meninas e 473 meninos) de 35 municípios: Água Clara, Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Sidrolândia, Sonora, e Vicentina.

Ao todo, mais de mil pessoas estão envolvidas no evento, somando-se atletas, técnicos, dirigentes, membros da organização, equipe médica, entre outros.

A participação dos municípios será por seleções, ou seja, uma equipe pode ser formada por estudantes-atletas de várias instituições de ensino públicas e/ou privadas. Assim, o formato alinha-se à etapa nacional, os Jogos da Juventude, organizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil). Em 2022, o evento terá Aracaju (SE) como cidade-sede, entre 1º e 18 de setembro.

Handebol e Volêi

Neste ano, as equipes estão divididas em divisões, tanto no handebol, quanto no voleibol, e buscam classificação à Copa dos Campeões. O torneio à parte reunirá, de 4 a 8 de julho, os melhores municípios de cada modalidade desta primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude de MS 2022. Apenas o campeão da Copa representará o Estado na capital sergipana.

Assim como nas outras etapas, os atletas poderão participar de atividades culturais, lúdicas e recreativas no Centro de Convivência, durante o horário de refeições.

As delegações chegam nesta quarta-feira (15) e vão ser recepcionadas a partir das 8h no Cedesc (Centro de Desenvolvimento Social e Cultural) da Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura). No local será o realizado credenciamento, a regularização de pendências junto à Secretaria Geral dos Jogos, funcionará o refeitório e o Centro de Convivência.

Abertura

O início da competição será marcado pela cerimônia de abertura, que ocorrerá nesta quarta-feira (15), às 19h30, no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, em Campo Grande. Já as disputas em quadra começam na quinta-feira (16), a partir das 8h.

O maior evento estadual esportivo-escolar é organizado pela (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).