O Campeonato Estadual de Futebol profissional chegará ao fim neste domingo (24) com a realização de 3 partidas, todas com início previsto para as 15h, e 3 times com chances reais de título.

Destes, apenas o Operário depende das próprias pernas para erguer o caneco –que seria o 12.º de sua história. e Naviraiense, que vão para o confronto direto, precisam da vitória e de um tropeço do Galo para manterem vivas as chances de cada um conquistar o segundo título estadual em suas histórias.

Com 19 pontos, o Operário encara o –já sem chances de título– no Noroeste, casa do Azulão da Princesa. O Alvinegro da Capital está 2 pontos à frente do (17), isto é, se somar os 3 pontos com a vitória não poderá ser alcançado pelos rivais.

Já em caso de empate, o time campo-grandense precisará torcer para que o Crec não vença o Naviraiense, pois chegaria a 20 pontos e a Cobra do Norte somaria 18, se também empatar. Com 16, o Jacaré do Cone Sul chegaria aos 19, ainda atrás do Galo.

A derrota do Operário, por sua vez, tornaria a decisão do Estadual de Futebol dramática: o Galo seguiria com os atuais 19 pontos e o Crec, caso vença, chega aos 20 e conquista o título. Por outro lado, uma derrota do Operário e uma vitória do Naviraiense dá ao Tricolor o título –o time chegaria aos mesmos 19 pontos, mas levaria o título pelo critério de desempate.

Número de vitórias é critério de desempate no Estadual de Futebol

O primeiro critério para definir o campeão em caso de clubes empatados é o número de vitórias. E, no momento, todos os 3 venceram 5 jogos.

O confronto direto entre Crec e Naviraiense, assim, pode equivaler a um “jogo de 6 pontos” no Estadual de Futebol, já que pode deixar os times em vantagem sobre o Galo –reforce-se, desde que este perca ou, no máximo, empate, resultado favorável para o Costa Rica caso o time do norte supere o Jacaré do Cone Sul.

A rodada ainda terá o confronto entre DAC e Serc, que servirá apenas para definir as últimas posições no hexagonal final do Estadual de Futebol.

Estadual de Futebol vale vagas na Copa do Brasil, Série D e Copa Verde

O campeão sul-mato-grossense tem garantida participações na Série D do de 2023 e na próxima Copa do Brasil, graças ao ranqueamento da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) na CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

A pontuação é elaborada a partir da participação de clubes em torneios nacionais e a entidade sul-mato-grossense é atualmente a 25ª e antepenúltima colocada –a partir do 23.º há direito a apenas uma vaga nos torneios nacionais. Campeão e vice também disputam a Copa Verde (disputa por times do Centro-Oeste, Norte e Espírito Santo) que vale vaga na terceira fase da Copa do Brasil para seu campeão.