Depois de Campo Grande concorrer como cidade-sede para receber a etapa final dos Jogos Escolares da Juventude, o COB (Comitê Olímpico do Brasil) decidiu cancelar o evento nacional por conta da pandemia do novo coronavírus que assolou o país. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (24), depois reunião virtual técnica entre dirigentes do órgão e membros das Confederações Brasileiras Olímpicas e das 27 secretarias estaduais.

Para definir o cancelamento do evento, o COB levou em consideração o risco de contágio em ambiente sem controle direto do comitê, diferença entre as situações de cada Estado em relação à pandemia e o impacto na isonomia da competição, incerteza da data de retorno do calendário escolar presencial e possibilidade de os pais não autorizarem as viagens dos alunos/atletas.

Campo Grande concorria para receber a fase final, que reuniria cerca de 5 mil alunos de todos os Estados, na faixa de 12 a 17 anos, por 15 dias. O planejamento foi apresentado pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

As etapas regionais, onde apenas esportes coletivos são disputados, também foram canceladas. Mato Grosso do Sul fazia parte da Região Amarela, que estava programada para acontecer entre os dias 20 a 24 de setembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

No ano passado, a delegação sul-mato-grossense, composta por 195 alunos-atletas, regressou da etapa nacional, realizada em Blumenau-SC, com 31 medalhas, sendo 10 ouros, duas pratas e 19 bronzes.