Esportes

Peru bate Venezuela e embola grupo do Brasil na Copa América

O Peru assume a vice-liderança do Grupo C

Diego Alves Publicado em 19/06/2015, às 01h08

None
pizarrochutamarioruizefe.jpg

O Peru assume a vice-liderança do Grupo C

O Peru sofreu, mas conseguiu sua primeira vitória na Copa América nesta quinta-feira, em Valparaíso, no Chile, embolando totalmente o Grupo C da Copa América. Com o triunfo por 1 a 0 sobre a esforçada Venezuela, que teve um jogador expulso ainda no primeiro tempo, os comandados pelo ex-palmeirense Ricardo Gareca chegaram aos três pontos conquistados, assim como os venezuelanos, Brasil e Colômbia, deixando todos com condições de classificação para as quartas de final da competição continental. Pizarro marcou o único gol do confronto.

Com o resultado positivo, o Peru assume a vice-liderança do Grupo C, atrás apenas do Brasil, apesar de ter os mesmos três pontos. Iguais em todos os critérios de desempate, os brasileiros aparecem na frente apenas pelo do confronto direto. Venezuela e Colômbia, com a mesma pontuação, mas um gol a menos, são respectivamente terceira e quarta colocada, pelo mesmo fator de desempate dos líderes.

Peru e Venezuela fizeram um primeiro tempo muito fraco tecnicamente em Valparaíso. Apesar de ter uma posse de bola maior, 64% contra 36%, os peruanos sentiram dificuldades na armação das jogadas e sequer assustaram o adversário. Já os venezuelanos começaram melhor, até criaram uma chance de gol, com Róndon, mas acabaram prejudicados pela infantilidade de Amorebieta, que foi expulso aos 27min por um pisão maldoso em Guerrero, e tiveram que se segurar atrás.

A etapa final pode ser definida em uma frase: ataque contra defesa. Com um a menos, a Venezuela se fechou tentando segurar o empate e arriscava poucas vezes em contra-ataques mal executados. Já o Peru pressionava e esperava um erro da marcação venezuelana para marcar. E ele aconteceu. Aos 26min, após erro de saída de bola errada, Cueva conduziu pelo meio e buscou Guerrero dentro da área. Tuñez fez o corte antes do novo flamenguista tocar, e o lance sobrou para Pizarro, que encheu o pé e garantiu a vitória peruana.

Na próxima rodada, a Colômbia recebe o Peru no domingo, em Temuco, às 16h (de Brasília). Já o Brasil joga a vida na Copa América contra a Venezuela, no mesmo dia, em Santiago, às 18h30. Quem ganhar, avança. O único problema para os peruanos é Guerrero, estrela do time, que, assim como Neymar, tomou o segundo cartão amarelo e desfalcará a equipe na partida decisiva.

Peru 1 x 0 Venezuela – 26min do segundo tempo

Cueva conduziu pelo meio e buscou Guerrero dentro da área. Tuñez fez o corte antes do novo flamenguista tocar e o lance sobrou para Pizarro, que encheu o pé e marcou o único gol do jogo.

Jornal Midiamax