Seis dos oito atletas garantiram vaga na competição nacional

Lutando em casa, a Seleção de Mato Grosso do Sul conquistou a Seletiva Região II que garante vaga no Campeonato Brasileiro de , que será disputado em novembro em Aracaju-SE. Seis dos oito atletas da delegação garantiram vaga na competição.

A Seletiva aconteceu em e os atletas de MS conquistaram três ouros, uma prata e três bronzes. Distrito Federal ficou em segundo e Tocantins em terceiro. Quarenta cinco atletas participaram do campeonato, que  contou com a participação de boxeadores de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

A Seleção sul-mato-grossense foi composta por oito atletas, tendo como principais destaques os medalhistas de Ouro Idowemar Godoy (52 kg),Luís Cláudio (60kg) e Evaldo Silva (81 kg). “Foram lutas complicadas porque o nível técnico da competição estava muita equilibrada. Os adversários valorizaram muita nossa vitória”, destacou Marcelo Nunes, presidente da FDBMS (Federação de Boxe do Estado de Mato Grosso do Sul).

Evaldo Silva, 22 anos, arrancou intensos aplausos dos cerca de 800 torcedores presentes no Ginásio Municipal. Ele obteve três vitórias enfrentando adversários com extrema capacidade técnica, física e técnica. Na final derrotou o Brasiliense João Santos por decisão dividida. “Evaldo tem potência nos golpes; tem técnica, aliado a garra e a determinação. Foram fatores determinantes para essa conquista”, disse o técnico Paulo Brito.

Já o experiente Luís Cláudio Cardoso, 31 anos, chega ao seu quarto título de campeão na referida competição. O atleta de Coxim antes conquistou os títulos de campeão de 2007, 2009 e 2012. Na final realizada no sábado à noite derrotou Edson Carlos (DF). O novato Idowemar Godoy (52 kg), 19 anos, obteve seu primeiro título nacional na classe elite.

MS obteve ainda medalha de prata com Thiago Santos (91 kg) e bronze com Paulo Martins (69 kg), Weslwy Souza, Icaro Costa (81 kg) e Rud Soares (+91kg).

Mato Grosso do Sul também foi a seleção que garantiu maior número de classificados ao Campeonato Brasileiro Principal, que acontecerá em Aracaju, de 7 a 15 de novembro. No total seis estão classificados. O três-lagoense Icaro Costa e o campo-grandense Rud Soares foram os que não se classificaram.

Além de Três Lagoas, a Confederação Brasileira também realizou, simultaneamente, as classificatórias das Regiões I, em Osório (RS) e II, em Aracaju (SE).