Atleta de MS conquista medalha de ouro no Parapan de Toronto

Gleyse defendeu seleção brasileira de Goallball

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Gleyse defendeu seleção brasileira de Goallball

Quatro anos após conquistar a medalha de prata nos jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, no México, a atleta Gleyse Priscila Portioli de Souza, da cidade de Batayporã, voltou a repetir o feito, desta vez, no Canada, onde disputou a mesma competição. Só que desta vez, a conquista da atleta, que ocorreu no início da noite desta sexta-feira (14), em Toronto, teve um gosto especial, pois se trata de uma medalha de ouro.

Gleyse, mais uma vez, defendeu a Seleção Brasileira de Goalball na conquista da medalha. A partida foi contra a Seleção dos Estados Unidos e o Brasil venceu apertado, pelo placar de 7 a 6. Com a vitória, as atletas subiram no lugar mais alto do pódio, no Mississauga Sports Centre. O jogo teve um gosto de revanche, pois, na derrota do Parapan de Guadalajara, o Brasil tinha perdido para as mesmas Americanas, pelo placar de 2 a 0.

Com apenas 10% da visão, a jovem de Batayporã começou a se destacar no interior do Paraná, há cerca de 10 anos, quando se mudou para Maringá onde estudava. Em uma entrevista concedida ao Nova News há algum tempo, Gleyse disse que foi por intermédio de amigos que ela conheceu o Goalball, um esporte praticado exclusivamente por deficientes visuais.

Logo, a atleta começou a se destacar e não demorou muito para ser convocada para a Seleção Brasileira. Após a conquista do ouro em Toronto, familiares aguardam, para os próximos dias, a chegada da jogadora em sua cidade natal. Ela deverá ser recebida com festa por seus parentes e amigos.

Entenda o Goalball

O Goalball é um esporte praticado exclusivamente por deficientes visuais. A modalidade foi criada pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, em 1946, com o objetivo de reabilitar soldados da Segunda Guerra, que perderam a visão. Cada time conta com três atletas titulares e três reservas, que são ao mesmo tempo arremessadores e defensores.

A bola tem um guizo no seu interior, que emite sons para orientá-los. A quadra tem as mesmas dimensões da de vôlei, onde é colocado um gol de nove metros de largura em cada ponta. Como em outros esportes, vence a competição a equipe que marcar mais pontos.

Recorde

A delegação brasileira bateu recorde no total de medalhas conquistadas em Toronto. Foram 255 no total, sendo, 107 de ouro, 74 de prata e outras 74 de bronze. (Colaborou Almir Portela).

Conteúdos relacionados

Bia Ferreira - (Foto: Reprodução, Instagram)