Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (4) em que a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou o novo cronograma do CNU (Concurso Nacional Unificado), foi divulgada ainda a possibilidade de devolução da taxa de inscrição.

A medida foi adotada em virtude da mudança na data de aplicação da prova, que seria no dia 5 de maio, mas foi adiada devido à situação de calamidade publicado no estado do Rio Grande do Sul. A nova data de aplicação será 18 de agosto.

Quem não puder participar do certame nesta data pode solicitar a devolução da taxa de inscrição. O procedimento deve ser feito entre os dias 5 e 7 de julho, pelo página do concurso.

Outras datas foram divulgadas ainda, como: disponibilização dos Cartões de Confirmação, que deve acontecer em 7 de agosto; a divulgação dos gabaritos em 20 de agosto; 20 e 21 de agosto será o prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados.

Já no dia 10 de setembro deve ser disponibilizado a imagem do Cartão-Resposta; no dia 8 de outubro serão divulgadas as notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva; no dia 21 de novembro deve acontecer a divulgação final dos resultados.

Já a convocação para posse e cursos de formação está prevista para janeiro de 2025.

Além destas definições, a ministra Esther Dweck reforçou que uma nova edição do Concurso Nacional Unificado já está nos planos do governo.

De acordo com ela, nesta versão do CPNU muitos órgãos optaram por não aderir, mas, com a valorização do certame e a adesão dos candidatos, vários órgãos pretendem aderir ao próximo concurso.