O prazo final para pagamento da taxa de inscrição do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) termina hoje (16/2) e 1 milhão de inscritos ainda não realizou o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União). Mato Grosso do Sul tem mais de 43 mil pessoas inscritas.

Para garantir a participação no certame, os inscritos devem efetivar o pagamento da taxa de inscrição, por meio da GRU, que pode ser paga no banco ou por meio de Pix, fazendo uso de QR Code. As taxas são de R$ 90 para cargos de e de R$ 60 para cargos de nível médio. 

Os estados de (288.123 mil inscritos) e (274.160 mil inscritos), seguidos do (261.591 mil inscritos), foram as localidades com maior número de inscrições no Concurso Nacional. O ranking estadual de inscritos no CPNU pode ser acessado aqui.

O Concurso

O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame. 

O “Enem dos concursos” vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais (órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional). As inscrições para o concurso foram abertas em 19 de janeiro e se encerraram nesta sexta-feira, 9 de fevereiro. 

A prova será no dia 5 de maio e será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. 

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de de formação começará no dia 5 de agosto.