O número de inscrições para o processo seletivo de ingresso no mestrado e doutorado da UFMS no primeiro semestre de 2024 teve um aumento de 47,4% em comparação com a seleção de 2023. Neste ano, mais de 2 mil candidatos se inscreveram para concorrer às 1,2 mil vagas ofertadas em diversas áreas do conhecimento. Já em 2023, cerca de 1,3 mil inscrições foram realizadas. 

As inscrições para a seleção deste ano foram encerradas no dia 15 de janeiro. A fase de seleção foi iniciada no dia 1º de fevereiro com a prova de linguagens, com resultado preliminar divulgado. Esta etapa também inclui a avaliação do currículo, apresentação de pré-projeto e prova de conhecimentos específicos realizadas ao longo deste mês, com datas definidas por cada programa de pós-graduação e divulgadas em seus respectivos portais. A expectativa é que o resultado do processo seja divulgado até o dia 8 de março. 

A pró-reitora de e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, enfatiza que o aumento no número de interessados na pós-graduação se reflete em ganhos para a ciência e a sociedade como um todo. “A seleção unificada fortalece e amplia o interesse e quantidade de inscritos a cada ano. Estamos muito satisfeitos com o resultado. Assim, a UFMS reforça a atuação no cumprimento do seu papel na formação e expansão de recursos humanos especializados, com o desenvolvimento de pesquisa científica, tecnológica e de inovação de alto nível, fortalecendo e contribuindo com a pós-graduação no Estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil”, pontua.

O diretor de Pós-Graduação, Daniel Henrique Lopes, ressalta que o aumento no número de inscrições é reflexo de trabalho coletivo. “Agradecemos e cumprimentamos coordenadores, docentes, técnicos-administrativos e estudantes dos programas de pós-graduação pelo envolvimento e divulgação do processo seletivo. Em decorrência desse significativo empenho, em breve receberemos muitos estudantes de pós-graduação na UFMS”, comemora.

As vagas são distribuídas nas modalidades de ampla concorrência, ações afirmativas e Programa Qualifica, que busca promover a qualificação de servidores da Universidade e parceiros. Os estão disponíveis na Cidade Universitária e nos Câmpus do Pantanal, de Chapadão do Sul, de e de Aquidauana.

(Com assessoria)