Aqueles que pretendem tentar uma das 6.640 vagas do Concurso Unificado do Governo Federal têm até esta sexta-feira (9) para fazer as inscrições. O certame vai selecionar candidatos para 21 órgãos públicos federais. Mas de que maneira serão aplicadas as provas?

Para os cargos de nível superior, o concurso tem até três fases, conforme o cargo escolhido. Mas todos os sete editais têm características em comum. A primeira etapa inclui a prova objetiva, com 70 questões de múltipla escolha, e a prova discursiva, que pode abordar questões de conhecimento geral ou específicos. 

Em todos os sete blocos, a prova terá 20 questões de conhecimentos gerais, que incluem os seguintes temas:

  • Políticas públicas;
  • Democracia e cidadania;
  • Constituição Federal;
  • Programa Nacional de Direitos Humanos;
  • Valores éticos do serviço público;
  • Diversidade e inclusão;
  • Administração;
  • Finanças públicas.

As 50 questões de conhecimentos específicos vão cobrar conteúdos conforme o , mas cada uma das sete provas é dividida em cinco blocos temáticos de conteúdo, sendo uma para cada edital, independentemente do cargo. Para cada especialidade, muda o peso de cada parte da prova. Com isso, a pessoa pode ter notas diferentes para cada cargo a que concorre.

Pontuação mínima

Serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos que tiverem a pontuação mínima na prova objetiva de 40% de acertos, dentro do número de nove vezes o número de vagas de cada cargo. Por exemplo, o cargo de analista técnico-administrativo para a AGU (Advocacia-Geral da União) tem 90 vagas e poderá ter o número máximo de 810 provas discursivas corrigidas.

A segunda etapa, quando houver, é a prova de títulos, de caráter apenas classificatório, onde devem ser apresentados os comprovantes de conclusão de mestrado e doutorado, por exemplo. A terceira etapa, também quando for o caso conforme edital, é o curso de formação, de caráter classificatório e eliminatório. São os casos em que a pessoa precisa fazer um curso para aprender as funções do cargo.

Para o edital oito, dos cargos de nível médio e ensino técnico, a primeira etapa terá prova objetiva e redação. A prova terá 60 questões de múltipla escolha, nas áreas de língua portuguesa, noções de direito, matemática e realidade brasileira. A segunda etapa, da prova de títulos, contabiliza tempo de serviço na área específica do cargo pretendido. 

Provas serão de manhã e à tarde

As provas do CNU serão aplicadas em dois turnos. Pela manhã, os candidatos farão as provas objetivas de conhecimentos gerais e a discursiva, no caso dos editais de 1 a 7, com duração de duas horas e 30 minutos. Já as provas objetivas de conhecimentos específicos terão duração de três horas e 30 minutos, aplicadas no turno da tarde. 

Para o edital 8, os candidatos serão testados de manhã com a prova objetiva de língua portuguesa e a redação, com duração de duas horas e meia. À tarde, farão as provas objetivas de noções de direito, matemática e realidade brasileira, com tempo total de três horas. O Concurso Unificado terá prova no dia 5 de maio, com previsão de participação de mais de 3 milhões de candidatos.

Mato Grosso do Sul

Para atuação no Estado, haverá vagas específicas no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) – para funções como analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário e engenheiro agrônomo – e para órgãos como a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em Mato Grosso do Sul, o certame acontece em Campo GrandeDouradosCorumbá e Três Lagoas. Para se inscrever, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br, neste link. Serão aceitos todos os níveis de conta (ouro, prata ou bronze). Contudo, para logar, é necessário ter o CPF e a senha.

A taxa para Nível Médio é de R$ 60 e de Nível Superior, R$ 90. Além disso, a divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 3 de junho. O resultado sai em 30 de julho. Em 5 de agosto terá início a etapa de convocação para posse e realização de de formação.

Vagas do Concurso Unificado

Clique no bloco para conferir o detalhamento das vagas

BlocoÁreasVagas
1Infraestrutura, Exatas e Engenharias727
2Tecnologia, Dados e Informação597
3Ambiental, Agrário e Biológicas530
4Trabalho e Saúde do Servidor971
5Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos1.016
6Setores Econômicos e Regulação359
7Gestão Governamental e Administração Pública1.748
8Nível Intermediário692