O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorizou a realização de concurso público para provimento de 260 cargos no quadro de pessoal do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

A normativa publicada em edição extra do Diário Oficial da União na quarta-feira (3) detalha 130 vagas para o cargo de Analista Administrativo e mais 130 para Analista Ambiental. Ambos exigem formação em nível superior.

A responsabilidade pela realização dos concursos públicos será do Ibama, que editará as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários à realização do concurso público.

O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses. O prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do certame será de dois meses.

Greve dos servidores

A greve pedindo a valorização na carreira acontece em meio a grave crise ambiental, com destaque para as queimadas no Pantanal. Entre as pautas reivindicadas estão o reajuste salarial, a não aprovação da PEC 32, que trata da reforma administrativa, e a revisão da carreira de especialista em meio ambiente, incluindo a atualização das tabelas salariais, gratificações de periculosidade, de qualificação GQ e Gratificação de Desempenho de Atividades Ambientais.

Outro concurso

Na quarta-feira (3), o Ministério da Gestão divulgou também a portaria que autoriza a realização de concurso público para o provimento de 180 cargos no quadro de pessoal do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). São 120 vagas para o cargo de Analista Administrativo e 60 vagas para o cargo de Analista Ambiental.