O CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), denominado o ‘Enem dos Concursos’, o maior concurso da história do País, foi adiado na tarde desta sexta-feira (3), em decorrência da situação de estado de calamidade pública no estado de Rio Grande do Sul, que sofre com intensas chuvas e inundações.

As provas seriam aplicadas neste domingo (5) em todo o País, com participação de mais de 2 milhões de candidatos e 200 mil colaboradores. Ainda não há nova data para realização do certame.

O anúncio foi dado em entrevista coletiva nesta tarde, com participação da Ministra Chefe Esther Dweck do Ministério de Gestão e Inovação; e do Ministro Chefe Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social e de representantes da DPU (Defensoria Pública da União).

“A solução mais segura para todos os candidatos no Brasil inteiro é o adiamento da prova, para garantir a democratização do acesso e a segurança da aplicação das provas, garantindo aos candidatos que todos realizem a prova nas mesma condições”, afirmou Dweck.