O CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) alcançou a marca de 1,5 milhão de inscritos. Iniciadas em 19 de janeiro, o período de inscrições segue aberto até esta sexta-feira, dia 9 de fevereiro. O certame vai selecionar candidatos para ocupar 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais.

“Nós sabemos que existe uma corrida na primeira e na última semana. Na primeira semana, atingimos 1 milhão de inscritos, embora esta semana tenha sido um pouco mais lenta como o esperado, imaginamos que na próxima semana o ritmo acelerará novamente”, disse a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck.

A ministra também destacou que, até o momento, metade dos 1,5 milhão de inscritos já efetuaram o pagamento ou tiveram a isenção confirmada. A titular do MGI fez um alerta direcionado aos candidatos que já realizaram a inscrição, mas receberam a negativa do pedido de isenção ou ainda não fizeram o pagamento da taxa.

“A inscrição final depende do pagamento das inscrições, então faço esse alerta ao pessoal que já se inscreveu e não pagou”, orientou. Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 90, enquanto para o bloco de cargos de nível médio o valor é de R$ 60.

Golpes

Diante do aumento da demanda e importância do concurso, a ministra também destacou o compromisso com a segurança dos candidatos.

“Antes mesmo da abertura das inscrições, identificamos tentativas de golpes. Estamos acompanhando de perto e reforçamentos as informações para evitar qualquer engano. Lembramos que as inscrições são realizadas pela plataforma GOVBR, e a taxa deve ser paga apenas por meio da guia de recolhimento da União, que pode ser paga no banco, ou via PIX, mas precisa ser a guia, e não um número de PIX fixo”, afirmou.

“As agências dos correios das cidades de aplicação das provas estão prontas para auxiliar quem precisar de suporte, seja para efetuar o pagamento das inscrições ou solucionar eventuais problemas digitais”, alertou.

Mato Grosso do Sul

As provas acontecerão em 220 municípios do Brasil, em Mato Grosso do Sul, elas acontecem em Campo Grande, CorumbáDourados e Três Lagoas. O certame será realizado em dois turnos.

Durante a manhã, a prova vai ter duração de 2h30. Os candidatos que prestam o Enem dos Concursos para Nível Superior farão a prova objetiva de conhecimentos gerais (20 questões) e a prova discursiva de conhecimento específico do bloco escolhido. No Nível Médio serão as provas objetivas (20 questões) e redação.

Já na parte da tarde, o certame terá 3h30 com Nível Superior fazendo a prova objetiva de conhecimentos específicos (50 questões) e o Médio a prova objetiva do nível (40 questões).

Vagas

Ao todo, são 6.640 vagas abertas, onde 5% são reservadas para PCDs (Pessoas com Deficiência) e 20% para pessoas negras. Além disso, 30% dos cargos da Funai (Fundação Nacional do Índio) são destinados a indígenas. Os editais podem ser conferidos clicando aqui.

No momento da inscrição, o candidato vai poder escolher apenas um bloco temático entre os oito disponíveis (áreas de atuação do Estado e perfil profissional desejado). Ele poderá concorrer a todos os cargos dentro do bloco.

Clique no bloco para conferir o detalhamento das vagas

BlocoÁreasVagas
1Infraestrutura, Exatas e Engenharias727
2Tecnologia, Dados e Informação597
3Ambiental, Agrário e Biológicas530
4Trabalho e Saúde do Servidor971
5Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos1.016
6Setores Econômicos e Regulação359
7Gestão Governamental e Administração Pública1.748
8Nível Intermediário692