Após polêmicas envolvendo o concurso público para professores efetivos da Reme (Rede Municipal de Ensino), a Seges (Secretaria Municipal de Gestão) divulgou o gabarito definitivo e o resultado preliminar das provas objetivas realizadas em 4 de fevereiro. Ao todo, 15 questões foram anuladas em diferentes áreas do concurso.

O certame foi marcado por problemas que envolveram desde a do , devido a um erro na taxa de inscrição, até erros de revisão apontados pelos próprios candidatos.

Conforme o edital, os pareceres dos recursos contra os cadernos de questões, assim como o gabarito preliminar da prova objetiva, estão disponíveis no site: www.avalia.org.br.

O candidato poderá consultar individualmente sua folha de respostas no link ‘Visualizar Folha de Respostas', bem como seu desempenho na prova objetiva por meio do ‘Boletim de desempenho da Prova Objetiva', em até 60 dias a partir da data de publicação do edital.

Os candidatos poderão solicitar recurso contra o resultado da prova no período das 0h00min de terça-feira (27) até as 23h59min (horário de Brasília) de quarta-feira (28). O recurso deve ser protocolado em formulário próprio, disponível no site: www.avalia.org.br.

Candidatos apontam erros em prova

Após a aplicação das provas teóricas, aplicadas no dia 4 de fevereiro, candidatos ao concurso reclamaram de erros e falta de revisão nas questões da avaliação aplicada pelo Instituto Avalia. Na ocasião, foram aplicadas provas objetivas com 60 questões e redação.

Os principais erros apontados pelos candidatos são na área de ortografia, como a palavra conselho escrita com “c” e epistemologia sem o “i”. 

Além disso, também houve falhas na revisão da prova. Uma questão que apresenta o mapa das regiões do Brasil mostra que a região Sul está indicada como “Sudeste”. 

Erros também foram percebidos na área de matemática, em que o sinal “|” foi digitado como “l”. (Canal Fala Povo)

Um candidato que fez a prova no período matutino, e que preferiu não se identificar, contou ao Midiamax que a falta de revisão nas questões pode ter atrapalhado o desempenho. Perguntas de matemática também apresentaram erros de digitação, como em uma questão sobre função modular, em que os números negativos entre os sinais de módulo se tornam positivos. 

“Eu acredito que pode ter prejudicado sim, muitos erros de português, na parte de matemática tem uma questão de função que usam o módulo e o pessoal digitou como se fosse ‘L', ao invés de digitar a barrinha seta. O cara digitou como fosse L e ficou esquisito para caramba”, relatou ao Midiamax

Edital do concurso suspenso

Concurso Reme
Concurso Reme (Arquivo Midiamax)

Em dezembro, a Seges anunciou que o edital para o concurso da Semed (Secretaria Municipal de Educação) havia sido suspenso por uma falha na aba de pagamentos do Instituto Avalia.

Em nota, a Prefeitura de esclareceu que as inscrições do concurso público de provas e títulos para cargo efetivo de professor municipal, edital 1/2023, publicado no dia 5 de dezembro, “ainda não foram abertas em decorrência de uma falha de comunicação de dados compartilhados para que seja a confirmado o pagamento das inscrições”.

O comunicado ressalta que o sistema da instituição financeira responsável está apresentando falha na emissão do arquivo de retorno do pagamento do boleto para a homologação da inscrição.

“As equipes técnicas não estão medindo esforços para que a falha de transmissão de dados seja solucionada o mais breve possível. Um novo edital será publicado em breve com a retificação do período de inscrição, de forma que nenhum interessado no concurso público seja prejudicado”.

O Concurso

O edital foi publicado para convocação de 323 docentes que vão atuar com carga horária de 20 horas semanais e salário inicial de R$3.671,07. Inicialmente, o prazo para se inscrever terminava na sexta-feira (15).

Dentre o total de vagas, estão distribuídas:

  • 82 para professor de educação infantil;
  • 120 vagas para professor de ensino fundamental;
  • 84 vagas para professor de arte;
  • 10 vagas para professor de educação física;
  • 5 vagas para professor de língua inglesa;
  • 5 vagas para professor de língua portuguesa;
  • 5 vagas para professor de matemática;
  • 4 vagas para professor de geografia;
  • 4 vagas para professor de história;
  • 4 vagas para professor de ciências.

Há percentuais de vagas para candidatos com deficiência, negros e indígenas conforme a legislação brasileira.

Confira o gabarito:

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.