O programa “MS Qualifica” abrirá em julho inscrições para curso de qualificação para motoristas, e inclusão de novas letras na habilitação. O “Voucher Transportador” oferecerá mil vagas para interessados em se especializar como motoristas de cargas e ônibus.

Os serão oferecidos pelo Sest Senat, e garantirá “custo zero” na inclusão das letras “D” e “E” na carteira de habilitação. As vagas serão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul, e Ribas do Rio Pardo.

Das mil vagas disponíveis, 850 serão para Campo Grande, 50 para Ribas e 20 para cada uma das demais cidades. Os cursos vão totalizar 107 horas, na chamada “Escola de Motoristas Profissionais”.

A criação do programa atende uma demanda do setor de transportes, já que muitas vagas para motoristas estão abertas, no entanto, faltam profissionais qualificados para preencher os cargos. Em Ribas do Rio Pardo, a produção de celulose necessita de mão de qualificada em diversos segmentos, entre eles de motoristas de cargas, que vão transportar a produção.

De acordo com o secretário Executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Bruno Bastos, o programa visa favorecer o máximo de empregabilidade. “Nossa previsão é que em julho já tenha as inscrições disponíveis. Muitas pessoas estão interessadas em fazer a qualificação e entrar no mercado de trabalho”, afirma.