Deputados estaduais aprovaram o Programa de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de ônibus – Voucher Transportador. Assim, a matéria de número 121/23 vai para sanção.

Os parlamentares aprovaram quatro matérias na sessão desta terça-feira (16). O projeto é de autoria do Poder Executivo.

Presente na sessão, o presidente do Sindicargas-MS (Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores de Cargas de Mato Grosso do Sul), Gilmar Ribeiro, comentou sobre a classe. “A gente percebe que, hoje, no Estado, são pelo menos 5 mil caminhões parados por falta de mão de obra qualificada, que, muitas vezes, está dentro da empresa sem a possibilidade de se capacitar”, afirmou.

Assim, disse que o programa incentiva a categoria. Deputados aprovaram em segunda discussão a matéria nº 178/22, assinada por Antônio Vaz (Republicanos). O projeto nº 180/22 prevê realização do projeto na primeira semana de agosto, anualmente.

Atendimento especializado em concursos

Além disso, os parlamentares aprovaram o projeto nº 180/22 que institui atendimento especializado para pessoas com TDAH e dislexia em concursos públicos e vestibulares realizados no Estado.

O deputado Neno Razuk (PL) é autor do projeto aprovado em redação final. Assim, segue para sanção.

Deputados aprovaram o projeto de lei nº 112/23, que inclui a Feira de Exposição Japorã Agrishow – Festa da Agricultura Familiar no calendário de eventos de MS. Assinado por Renato Câmara (MDB), o texto prevê o evento na semana de 30 de abril, todos os anos.

Por fim, também aprovaram a matéria nº 8/23 está em discussão única. A matéria dá nome de “Anderson Barão” à Medalha do Mérito da Juventude, criada pela Resolução 71/2015.