A Prefeitura de Campo Grande nomeou 99 guardas civis metropolitanos, que foram aprovados no último concurso da GCM, de 2020. Com a nova nomeação publicada no Diogrande (Diário Oficial), desta terça-feira (25), já são quase 200 novos guardas convocados em 2023.

O edital do concurso formalizou 15.330 inscritos, o maior da história deste certame. Os nomes estão disponíveis neste link, a partir da página 13.

Assim como a turma empossada no fevereiro de 2023, os agentes passaram por seis fases, sendo a última com duração de quatro meses e programação técnica-profissional para disponibilizar capacitação adequada.

A formação dos candidatos é realizada pela própria GCM. O certame se arrasta desde 2020, com vários adiamentos por parte de gestão municipal. Dos 388 que começaram o curso de formação, última etapa do concurso, 372 concluíram e se graduaram.

Imbróglio no concurso da Guarda Civil

No dia 10 de junho foi divulgado no Diogrande que o concurso da guarda sofreria uma alteração nas datas e que o Curso de Formação Técnico-Profissional (6ª fase) não mais se iniciaria no dia 24 de junho com a aula inaugural.

A prefeitura adiou o início do curso, pois muitos candidatos, que não foram aprovados, entraram com ações judiciais e isso poderia alterar a lista de convocados ou paralisar o curso de formação — caso fosse iniciado sem a resolução das decisões judiciais.

Outro problema que atrasou o curso é o acréscimo de 184 horas/aulas o tempo da formação. O Executivo Municipal ainda estava se adequando as novas normas da portaria da Polícia Federal.

O cronograma inicial dizia que a previsão da aula inaugural era no dia 24 de junho e por isso, muitos aprovados pediram demissão de seus empregos, sem saber quando vão assumir o certame.