‘Pedi demissão do meu emprego’: candidatos lamentam adiamento do concurso da Guarda Municipal
A aula inaugural do Curso de Formação Técnico-Profissional (6ª fase) teria início nesta sexta-feira (24)
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No dia em que seria a data da primeira aula no curso de formação do concurso da Guarda Municipal, resta aos candidatos lamentar o novo adiamento no andamento do processo. O curso deverá formar novos 273 agentes na segurança pública de Campo Grande.
A aula inaugural aconteceria nesta sexta-feira (24), mas com novo adiamento para adequação da grade curricular, com base na nova regulamentação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, segue sem previsão de andamento.
O concurso da Guarda Municipal já havia sido adiado outras três vezes devido à pandemia da covid e recebeu um novo cronograma no início do ano, que deu confiança aos candidatos aprovados para a 6ª fase deixarem os atuais empregos.
“Coloquei todas as minhas fichas nesse concurso. A perspectiva é ser chamado logo para até fim do ano estar apto a fazer um bom trabalho para sociedade”, disse um candidato que pediu demissão do emprego como soldador para iniciar o curso de formação.
Outra candidata relatou ao Midiamax que fez um acordo no trabalho e chegou a cumprir aviso prévio para se preparar para o curso de formação. Agora, desempregada, ela aguarda uma definição da banca.
“Sou chefe de família, somos só eu e meu filho de 10 anos. Estou desempregada desde o dia 18, estava de aviso já que o curso de formação iria começar dia 24. Atualmente não tenho a mínima ideia de como serão os próximos dias. Sabemos que concurseiro está sujeito a tudo, mas já pararam esse concurso 3 vezes”, comenta a candidata.
Já na área da segurança, um candidato disse que deixou o emprego de vigilante patrimonial, onde trabalhava há mais de três anos.
“Na minha opinião, o concurso foi suspenso mais vezes do que o necessário. Foi duas vezes por conta da pandemia (enquanto outros concursos aconteceram na mesma época) e a suspensão de agora podia ter sido evitada se a prefeitura tivesse se atentado à determinação”, se refere o candidato à Portaria nº 9–CGCSP/DIREX da Polícia Federal de abril desse ano.
Em conversa com a Seges (Secretaria Municipal de Gestão), os candidatos teriam recebido a justificativa que a determinação da portaria não foi acatada antes porque o edital seria anterior a ela.
A prova do concurso foi realizada no dia 19 de setembro; a divulgação dos aprovados no dia 8 de outubro; o TAF (Teste de Aptidão Física) começou no dia 27 de outubro e, em janeiro, o concurso foi novamente adiado por conta da pandemia.
Concurso com alteração nas datas
No dia 10 de junho foi divulgado no Diogrande quando o concurso sofreria uma alteração nas datas e que o Curso de Formação Técnico-Profissional (6ª fase) não mais se iniciaria no dia 24 de junho com a aula inaugural.
A mudança ocorreu devido à adequação da nova grade curricular, com base na nova regulamentação do Ministério da Justiça e Segurança Pública que estabelece o currículo obrigatório da disciplina de armamento e tiro dos cursos de formação das guardas municipais.
Conforme a prefeitura, a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) alterou para 760 h/a o curso de formação do certame da Guarda Civil Metropolitana. A mudança nacional foi na disciplina de Armamento e Tiro.
O edital divulgado em 2020 previa carga horária e conteúdos curriculares de acordo com a grade curricular do Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), com 576 h/a, de segunda a sexta-feira, com 7h diárias de curso. Com isso, deverá ter um acréscimo de 184 horas/aulas o tempo do curso.
A Seges informou na ocasião que um novo cronograma está sendo planejado para a realização do Curso de Formação e, em breve, será disponibilizado a todos os candidatos. A organização do concurso é do Instituto Selecon.
95% da Guarda Municipal armada
Enquanto o curso para formar novos agentes não se inicia, na quarta-feira (22), foi entregue um certificado do curso de armamento letal para 101 Guardas Civis Metropolitanos, em Campo Grande. Com isso, a corporação passa a ter 95% do efetivo apto para utilizar armamento letal.
De acordo com a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) de Campo Grande, 1.506 servidores da GCM já foram certificados para o uso de armamento letal desde 2017, quando a corporação passou a utilizar armas de fogo.
Além disso, também foram entregues 36 novas motocicletas, gerando acréscimo de 138% na frota de viaturas de duas rodas. Das motociclistas adquiridas, 21 foram adquiridas por R$ 605.850,00 com recursos da Prefeitura Municipal.
As 15 motociclistas custaram R$ 432.750,00 e foram custeadas com recursos do convênio firmado com o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.