O secretário-executivo do MPI (Ministério dos Povos Indígenas), Eloy Terena, disse que o primeiro concurso da pasta deve ser publicado nos próximos meses. Sul-mato-grossense, Eloy participa da Grande Aty Guasu ao lado da ministra Sônia Guajajara em Caarapó, a 278 quilômetros de Campo Grande.

Durante a passagem por Mato Grosso do Sul, o secretário-executivo explicou que o concurso deve ter “502 vagas, 30% para indígenas, 20% para quilombola e 5% para PCD (Pessoas com Deficiência)”.

Eloy comentou sobre os grupo de trabalhos para demarcação de terras indígenas pelo Brasil. “Ativamos 34 GTs”, disse.

Além disso, afirmou que “o projeto de ressocialização de presos indígenas, vamos começar por Amambai”. Eloy também comentou sobre as Eleições de 2024 durante a assembleia.

“Temos que entender como funciona a política. Está na hora de termos consciência identitária, temos que votar em quem está aliada a nossa pauta”, ressaltou. “Estamos tendo muitas dificuldades porque os parentes estão divididos, precisamos nos unir”, recomendou.

Por fim, disse que precisarão “dar o aval político para que a não tenha problemas políticos. Lá em sofremos muitos desafios”, lamentou.