De varejo a educação financeira: cursos gratuitos para o mercado de trabalho abrem inscrições em MS

Vagas do curso são destinadas para jovens entre 17 e 22 anos que terminaram ou estão concluindo o Ensino Médio

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Curso gratuito da Prefeitura de Campo Grande
Ilustrativa (Foto: divulgação / Prefeitura de Campo Grande)

Estão abertas as inscrições para o curso de capacitação profissional e preparação para o mercado de trabalho voltado para jovens que concluíram o ensino médio em escolas públicas de Mato Grosso do Sul.

Ao todo, são 500 vagas destinadas a jovens entre 17 e 22 anos, que estão concluindo ou já terminaram o Ensino Médio em escolas públicas.

O processo seletivo para o curso da Plataforma PROA está aberto até o dia 15 de janeiro de 2024 e a primeira turma já inicia no dia 29 de janeiro.

Para participar, os interessados precisam fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um reste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil, e, se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso.

A inscrição deve ser feita pela internet, clique aqui.

O curso do PROA tem 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se saírem bem nas entrevistas de emprego: autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores.

Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São sete carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada:

  • Análise de Dados (patrocinado pelo iFood),
  • Varejo (Via – Fundação Casas Bahia),
  • Administração (P&G),
  • Logística (P&G),
  • UX Design (Accenture)
  • Promoção de Marcas (BRF)
  • Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital).

Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego.

Conteúdos relacionados

Funsat